quarta-feira, 30 de dezembro de 2020


30 DE DEZEMBRO DE 2020
ARTIGOS

2020 sob diferentes pontos de vista

Décadas e séculos à frente, 2020 será um ano com lugar garantido na linha do tempo que contará os episódios mais marcantes da história da humanidade. A pandemia do novo coronavírus surgiu na cidade chinesa de Wuhan e se espalhou pelo mundo. Destroçou a economia, colocou os sistemas de saúde dos países mais ricos e poderosos do mundo de joelhos e ceifou até agora a vida de quase 1,8 milhão de pessoas. O tema, naturalmente, dominou as páginas de Artigos da editoria de Opinião de Zero Hora em 2020.

Foi do empresário Daniel Randon, no dia 10 de fevereiro, o primeiro texto sobre a covid-19, ainda analisando os impactos locais do aparecimento daquele vírus misterioso. De lá até o último dia 18, foram 151 artigos tratando da pandemia e de seus vários desdobramentos na economia, na educação e na divisão ainda maior da sociedade, entre outros impactos, dissecando a crise sanitária por uma grande variedade de ângulos. Em meio à histeria e à desinformação que grassaram nas redes sociais, a página de Artigos de ZH foi um porto seguro onde o leitor encontrou análises qualificadas, sob diferentes pontos de vista. Muitas vezes discordantes, mas sempre ancoradas na civilidade argumentativa do bom debate. Um antídoto para a polarização vazia.

Mas a pandemia também deu espaço a outras pautas que marcaram 2020. A política, sempre galvanizadora de paixões, foi o segundo principal tema, seguido por comportamento, empreendedorismo e educação. Outra vez, a pluralidade foi marcante. Empresários, sindicalistas, gestores públicos, líderes religiosos, médicos, educadores, operadores do Direito, ativistas sociais e especialistas de tantas outras áreas assinaram centenas de artigos que contribuíram para uma apresentação de inúmeros assuntos a partir das mais diferentes linhas de pensamento. Sempre refletindo a diversidade - seja de gênero, de etnias ou de posições ideológicas - existentes na sociedade.

Ao fazer o balanço de um ano desafiador, Zero Hora tem a certeza de ter cumprido o seu papel, como veículo de comunicação, de colaborar para o aprimoramento do debate sobre todas as questões que afligem, mobilizam, mexem com a vida dos cidadãos e trazem esperança para o mundo, o país e o Rio Grande do Sul. Em 2021 não será diferente.

Nenhum comentário: