sexta-feira, 18 de dezembro de 2020


18 DE DEZEMBRO DE 2020
INFORME ESPECIAL

RS vira destino turístico seguro em meio à pandemia

A pandemia vem inibindo as viagens a lazer. E, mesmo quem se dispõe a fazer as malas, quer ter a certeza de que estará cercado de todos os cuidados possíveis para minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. O Rio Grande do Sul acaba de ganhar uma certificação internacional que pode dar mais tranquilidade aos viajantes que buscam um destino confiável.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) conferiu o selo Turismo Seguro para o Estado. O anúncio oficial foi feito ontem pelo governo gaúcho.

Para a chancela, o RS submeteu os protocolos sanitários em vigor para o WTTC verificar se estavam de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. A iniciativa nasceu para reconhecer os locais que mostram ser seguros e também para inspirar a confiança dos turistas. É um impulso para a recuperação do setor, impactado pela pandemia.

Rasante

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e o chefe de operações conjuntas do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, participaram ontem, em Canoas, da apresentação do LINK-BR2.

Desenvolvido pela empresa AEL Sistemas, que tem uma unidade em Porto Alegre, vai equipar o caça Gripen e inserir a Força Aérea Brasileira no seleto grupo de países com um sistema de enlace de dados próprio, o que vai permitir trocar informações táticas em tempo real.

Prestações de contas dos eleitos

Cerca de 200 servidores da Justiça Eleitoral gaúcha foram convocados para trabalhar entre Natal e Ano-Novo. Analisarão as prestações de contas dos vereadores e prefeitos eleitos. Os julgamentos devem estar prontos até 12 de fevereiro. Cristiano Aguiar, coordenador de auditoria do TRE, garante: a análise será minuciosa.

Paradigma

Para quem ainda acha que o combate à pandemia na Suécia é exemplar: o número de casos por 100 mil habitantes chegou a 60,7 nos últimos sete dias. No Brasil, que não é exemplo para nada, a taxa foi de 20,1 casos por 100 mil no mesmo período.

Prestação de contas

Porto Alegre recebeu R$ 9.284.239,27 da Lei Aldir Blanc, destinada a socorrer o setor cultural. A Secretaria Municipal da Cultura, administradora dos recursos destinados a entidades artístico-culturais, corre para atender até dia 31 todas as 662 inscritas. Mais de 50% dos pagamentos já foram executados.

Também foi possível oferecer dois editais emergenciais de premiação à cadeia produtiva da cultura, além de uma chamada específica para povos de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e de ciganos, além de uma linha específica para terreiros.

Legado

Está no prelo uma obra que contará a história da construção das duas muralhas de pedra que formam os molhes de Rio Grande. Do jornalista Klécio Santos, o livro Sonhos de Pedra chega ao mercado em janeiro. São personagens Ramiro Barcellos, ex-senador e coordenador das obras, concluídas em 1915, e o investidor Percival Farquhar, um dos homens mais ricos do mundo que fez fortuna explorando ferrovias nos trópicos.

Os imigrantes que menos perderam o emprego durante a pandemia

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou dados exclusivos sobre o impacto da pandemia na empregabilidade de imigrantes e refugiados no Brasil. O estudo aponta que homens das nacionalidades haitiana e venezuelana inseridos no mercado de trabalho formal da região Sul foram os imigrantes e refugiados cujos empregos foram menos impactados durante a pandemia.

Esse grupo trabalha principalmente em ocupações de baixo grau de especialização, no final da cadeia produtiva do agronegócio. A análise levou em conta o período de janeiro a agosto de 2020.

O Departamento de Migração do ministério aferiu ainda que, entre 2011 e 2019, o reconhecimento da condição de refúgio no Brasil foi concentrado entre pessoas naturais da Venezuela (20,9 mil), da Síria (3,8 mil ) e da República Democrática do Congo (1,2 mil). Nesse período, um total de 239,7 mil pessoas solicitaram refúgio no país.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: