19 DE DEZEMBRO DE 2020
ARTIGOS
ENIGMAS DA EXISTÊNCIA E A RENOVAÇÃO DA ESPERANÇA
DOM JAIME SPENGLER - Arcebispo de Porto Alegre | ascom@arquipoa.com
RABINO GUERSHON KWASNIEWSKI - Sociedade Israelita Brasileira | sibrapoa@gmail.com
No princípio Deus criou a luz (Gn 1,3). Ela permitiu ordenar o resto das obras da criação. O contraponto à luz é a escuridão, sinônimo de caos, temor, contaminação, doença, morte, angústia, indiferença e insegurança. O ano de 2020 foi marcado pela noite escura que se abateu sobre nós à causa do surgimento de um vírus ágil e perigoso.
O ano 2021 será o ponto de inflexão de toda uma geração no caminho de esperança de mais vida para todos. O tempo presente requer o resgate urgente de valores e virtudes, qual caminho para fazer frente aos diversos fundamentalismos e radicalismos que limitam a liberdade, cerceiam direitos e ameaçam a vida nas suas diversas expressões.
Fazemos parte de uma comunidade mundial que navega na mesma barca, onde o mal de um prejudica a todos, a solidariedade de um repercute no todo e ninguém pode se salvar sozinho. Assim, a possibilidade de contar com uma vacina contra a covid-19 surge com uma das maiores bênçãos do novo ano, mesmo para aqueles que rejeitam a fé.
A aurora de um novo ano estimula a renovação da solidariedade criativa e ousada, com cuidado e discernimento, para desenvolver vigorosamente um novo tempo para, juntos, cooperarmos na construção de uma sociedade mais fraterna e justa.
A tradição judaica (Avot 4:1) ensina que a palavra Ashir - rico - é um acróstico das palavras: ain (olho), shinaim (dentes), iadaim (mãos) e raglaim (pés). Podemos, assim, compreender a tarefa comum de cuidar da saúde do ser humano na sua totalidade: "Espírito, alma e corpo" (1Ts 5,23).
A pandemia está expondo a nossa fragilidade e a necessidade de desenvolver a obra do cuidado. Ela está deixando marcas profundas em várias dimensões da existência humana. Desvelou novas formas de aprendizagem e de trabalho, limitou relações, exigiu criatividade, impôs sofrimento e dor, forjou expectativas, mas também despertou a solidariedade!
Unamos as nossas preces para que no ano entrante possamos comemorar a vida, com saúde, fé, esperança, respeito e solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário