segunda-feira, 28 de dezembro de 2020


28 DE DEZEMBRO DE 2020
CHAMOU ATENÇÃO

Perigo na nova ponte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta para um comportamento de risco adotado por alguns motoristas na nova ponte do Guaíba: parar o veí- culo no acostamento e usar a estrutura como mirante. O ato coloca em risco tanto a vida de quem se arrisca quanto de condutores que trafegam em alta velocidade.

- Considerando que é uma novidade e por também estar em um ponto característico da cidade de Porto Alegre, é normal que as pessoas tenham essa curiosidade e queiram registrar em fotografias. O mesmo ocorre ainda às margens da BR-290, perto da Arena do Grêmio. A questão é que isso afeta a segurança do trânsito. O acostamento é para uso apenas em casos de emergência, como mal súbito, pane mecânica ou alguma situação que impeça a condução do veículo - pontua o inspetor Cássio Garcez, da Comunicação Social da PRF.

Na tarde da última quinta- feira, a reportagem de ZH foi até o local e presenciou dezenas de carros pararem em ambos os lados da pista. Condutores e passageiros abriam as janelas e, em alguns casos, saíam para a via.

Parar no acostamento por um motivo que não seja uma emergência é uma infração leve que consta no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro. A sanção são três pontos na carteira e multa de R$ 88,38.

A PRF não começou a multar condutores porque ainda está instruin- do a população a não usar o local como mirante, segundo Garcez. Mas as infrações começarão a ser punidas assim que a nova ponte do Guaíba for incluída oficialmente no sistema nacional de viação. Contatado na última quinta-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não confirmou se a nova ponte do Guaíba já consta nesse sistema.

Nenhum comentário: