quarta-feira, 23 de dezembro de 2020


23 DE DEZEMBRO DE 2020
ARTIGOS

QUAL PORTA DE 2021 IREMOS ABRIR?

Estamos fechando a porta do ano mais doloroso. Nos colocamos em uma posição temerosa, preocupados com a nossa saúde e com a saúde daqueles que amamos. E assim como a nossa vida em tempos "normais" não gira em torno de apenas um aspecto, nesta pandemia essa multiplicidade ficou ainda mais cruel. Ao passo que olhávamos para a saúde, também olhávamos para as nossas empresas. Tal como equilibristas buscando garantir coerência e suporte para tudo o que importa. Mas e agora? Uma nova porta se abrirá no novo ano?

Na busca desse equilíbrio e coerência, tivemos um desafio enorme pela frente. Desde o mês de março nos debruçamos em estudar dados sobre a contaminação, ouvir as dores dos nossos restauranteiros, hoteleiros e lojistas e, entre tudo isso, vislumbrar o dia de amanhã. O equilibrista que olha para o amanhã com consciência diminui o risco de se desequilibrar.

Com trabalho coletivo, evoluímos em um cenário que preservasse vidas, mas que também mantivesse nossas operações em funcionamento. Seria isso ou sucumbir. Seria isso ou acompanharmos uma tragédia ainda maior, com uma cidade inteira falida, milhares de desempregados e empresários sem rumo, sem o dia de amanhã. Aqui, onde a linha entre o erro e o acerto é muito tênue, tivemos uma gestão municipal transparente. Que abriu o diálogo e ouviu. Reconhecer isso não pressupõe que todas as demandas tenham sido atendidas, mas que em cada oportunidade todos seguiam vislumbrando o dia de amanhã, todos éramos equilibristas.

Neste desejo de um amanhã um pouco mais viável do que agora, pensamos nas portas que se abrem para 2021. É nítido que não se trata de um portal e que apenas com um renovar no calendário passaremos a ter uma nova vida. A pandemia nos ensinou muito sobre paciência e senso de realidade. No entanto, precisamos desejar e esperançar.

Que a porta de 2021 seja aberta com atitudes que coloquem a nossa Porto Alegre em um estado saudável, no maior sentido da palavra: saúde física, saúde mental, saúde econômica, enfim, saúde. Que as novas construções para o futuro aconteçam. Novas ideias, novos incentivos, novos apoios e novas ações. A porta de 2021 precisa se abrir diante de uma pandemia controlada e dos nossos negócios se recuperando em velocidade inigualável. É deste desejo positivo que o olhar de um equilibrista também é feito.

Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS
MAURO HAUSCHILD, PRESIDENTE DO SINDHA; PAULO KRUSE, PRESIDENTE DO SINDILOJAS PORTO ALEGRE

Nenhum comentário: