30 DE NOVEMBRO DE 2020
POLÍTICA +
Leite celebra vitórias tucanas
Embora tenha perdido Porto Alegre já no primeiro turno, o PSDB comemora a manutenção das prefeituras de Pelotas, com Paula Mascarenhas, e de Santa Maria, com Jorge Pozzobom, além da conquista inédita de Caxias do Sul, segunda maior cidade do Estado, com Adiló Didomenico. Em número de prefeituras, o PSDB subiu de 26 para 30, mas em eleitorado governado o saldo é negativo, com a derrota na Capital.
O governador Eduardo Leite foi até Pelotas para votar no segundo turno. Ele registrou o voto perto das 13h (foto), no Instituto de Educação Assis Brasil. À coluna, celebrou a reeleição de Paula Mascarenhas, sua sucessora.
- Quando a convidei para ser minha vice-prefeita, ainda em 2011, ela estava terminando o doutorado dela em literatura francesa e, dizendo-se honrada com o convite, me respondeu: "Obrigada, mas fica à vontade para retirar o convite, porque sei que minhas chances, por estar fora da vida político-partidária, são mínimas". Eis que em 2012 viabilizamos a dupla e tive nela uma grande parceira no mandato.
Leite ressalta que Paula teve uma votação histórica ao vencer no primeiro turno em 2016 e, neste ano, se tornou a candidata à reeleição mais bem votada em Pelotas no primeiro turno.
- A votação expressiva do primeiro turno, com a "quase vitória", foi de reconhecimento a um trabalho bem feito por ela. Mas o segundo turno, com uma votação ainda maior, vai conferir ainda mais legitimidade ao segundo mandato - disse.
Além de Pelotas, Caxias e Santa Maria, as principais conquistas do partido do governador nesta eleição foram a reeleição de Fátima Daudt em Novo Hamburgo e a eleição de Valdir Bonatto em Viamão.
O segundo turno da eleição consagrou como uma das principais estrelas do PSDB no Estado a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, reeleita com 68% dos votos, na disputa com Ivan Duarte (PT) no segundo turno.
Ao lado, de Paula, duas outras tucanas estão entre os grandes vencedores da eleição: Fátima Daudt, reeleita prefeita de Novo Hamburgo em 15 de novembro, e Paula Ioris, vereadora e agora vice-prefeita de Caxias do Sul, com a eleição do também tucano Adiló Didomenico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário