quarta-feira, 25 de novembro de 2020


25 DE NOVEMBRO DE 2020
POLÍTICA +

Ibope indica disputa voto a voto em Porto Alegre 

Nos derradeiros dias de campanha, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela D?Ávila (PCdoB) terão de se desdobrar para convencer eleitores que não votaram no primeiro turno a saírem de casa no próximo domingo. A primeira pesquisa do Ibope no segundo turno indica que o páreo não está corrido, embora Melo tenha 49% das intenções de voto e Manuela, 42%. São sete pontos de vantagem (oito se considerados os votos válidos.)

Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Melo teria entre 46% e 52%. Manuela, entre 39% e 45%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Esses não são os únicos dados que apontam para uma disputa apertada. Dos 805 entrevistados, 4% responderam que ainda não escolheram seu candidato. E 5% estão dispostos a votar nulo ou em branco.

No primeiro turno, a abstenção em Porto Alegre foi das mais elevadas da história: 33,08%. Traduzido em números absolutos, esse percentual significa que 358.217 eleitores aptos não apareceram para votar. É mais do que os votos obtidos pelos dois que se classificaram para o segundo turno. Melo fez 200.280 (31,01%) e Manuela, 187.262 (29%).

Na pesquisa, 91% dos entrevistados responderam que estão dispostos a votar no domingo, 7% disseram que estão em dúvida e somente 2% afirmaram que não irão às urnas. É para esses 7% que Melo e Manuela devem falar com prioridade, já que poderão decidir a eleição.

Dos entrevistados que indicaram um candidato ou responderam que pretendem votar nulo ou branco, o Ibope quis saber até que ponto sua opção era definitiva ou se poderia mudar. A resposta é mais um sinal para os concorrentes ficarem atentos: 84% responderam que é definitiva e 14% que podem mudar de ideia até a eleição de domingo.

ROSANE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: