10 DE SETEMBRO DE 2020
+ ECONOMIA
Ainda não é recessão com inflação
A alta da cesta básica levantou um debate: o Brasil tem um raro caso de recessão com inflação? Embora alguns economistas rejeitem chamar de "inflação" o atual fenômeno, por não representar aumento sistemático de preços ao longo do tempo, o professor Ely Mattos, da Escola de Negócios da PUCRs, diz não ver razão para não falar em inflação.
Pondera que há uma discussão aberta sobre a sustentação do aumento de preços. No caso das altas provocadas pelo câmbio, como arroz e leite, projeta "pressão mais persistente":
- Temos um processo inflacionário, sim. Mas ainda é cedo para avaliar se será persistente. Por isso, também é prematuro para avaliar se o que temos é recessão com inflação.
R$ 300 bi
em 10 anos deve ser a economia gerada pela proposta de reforma administrativa encaminhada na semana passada ao Congresso. A projeção foi feita ontem pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em debate no Instituto Brasiliense de Direito Público (IBDP).
Em vez de repetir cenas que remetem aos "fiscais do sarney" dos anos 1980 e suscitar temor de controle de preços, o presidente jair bolsonaro deveria ouvir a própria equipe, que sabe que os aumentos decorrem da disparada do dólar, uma estratégia proposital, e também do efeito do auxílio emergencial.
Até dezembro, quem passar pelo Centro Histórico de Porto Alegre vai ver uma esquina simbólica iluminada com diferentes cores.
A Lebes Life Store, que ocupa o prédio da antiga Guaspari, vai usar uma iluminação noturna diferente a cada mês (veja na galeria de fotos), em apoio a campanhas de prevenção à saúde. Além disso, já pensa em um momento especial em 2020, o Natal. Atualmente, as luzes são amarelas. A cor é relacionada ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Entre os dias 25 e 29, o prédio ganhará uma iluminação verde, em homenagem à Semana Nacional de Doações de Órgãos.
Em outubro, a loja ficará rosa, em apoio à campanha de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa.
Em novembro, o engajamento será duplo, para contemplar tanto o azul, que alerta sobre o câncer de próstata, quanto o vermelho, que é símbolo da campanha de doação de sangue.
Ainda neste mês, juntas, as cores verde, vermelho e amarelo serão destaque no prédio. É a iluminação alusiva à Semana Farroupilha. Em dezembro, o vermelho volta ao prédio para celebrar a chegada do Natal.
MARTA SFREDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário