quarta-feira, 16 de setembro de 2020

<
16 DE SETEMBRO DE 2020
ARTIGOS

SEM MEDO DO CINEMA

Estamos completando mais de meio ano com os cinemas impossibilitados de funcionar. Fomos uma das primeiras atividades a fechar e seremos uma das últimas a reabrir. Cinemas não são locais de alto risco para a propagação do novo coronavírus, como, equivocadamente, pode parecer. O Brasil atingiu mais de 4 milhões de casos, enquanto todos os cinemas estavam fechados. No mundo, mais de 50% dos cinemas estão abertos e não há registros que relacionem focos de propagação do vírus com cinemas. Não há qualquer estudo científico a apontar cinemas como locais de alto risco.

Aplicados os protocolos de proteção, os cinemas são mais seguros do que várias outras atividades da economia autorizadas a funcionar. Riscos são mitigados dentro de um ambiente com pé-direito alto, inclinação "stadium", no qual se usa máscara, sem interagir com outras pessoas, apenas assistindo ao filme, mantendo-se o distanciamento social e a limitação da capacidade máxima de espectadores. Considera-se que uma das poucas evidências é a de o contágio ocorrer pela boca, nariz e olhos, quando essas partes pegam o vírus de gotículas emitidas por quem está a menos de 1,5 metro de distância ou quando mãos que tocaram superfícies infectadas são levadas ao rosto.

Os sistemas de refrigeração dos cinemas possuem renovação constante do ar externo proveniente da rua, similar ao utilizado em hospitais, e sua manutenção preventiva e periódica, que inclui limpeza e troca de filtros, atende à Resolução 9/2003 da Anvisa e está em conformidade com a Lei 13.589/18.

Não podemos desconsiderar os milhares de empregos existentes no setor, a maioria ocupada por jovens, que estarão protegidos por rígidos protocolos, reduzindo a probabilidade de contágio, que poderá ser até maior quando estão no ócio e sem os cuidados proporcionados pelas empresas.

Trabalhamos incansavelmente para prepararmos nossos cinemas neste tão esperado momento da retomada para podermos proporcionar o que mais gostamos: momentos felizes e uma experiência única aos clientes, sempre pensando na segurança e no bem-estar. A população também precisa de diversão para estar saudável.

Diretor de Operações do GNC Cinemas e presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras | Cinematográficas (Feneec) - RICARDO DIFINI LEITE

Nenhum comentário: