sábado, 26 de setembro de 2020


26 DE SETEMBRO DE 2020
CARTA DA EDITORA

Força-tarefa da Redação 

Jornalistas costumam atuar em áreas especializadas (que chamamos de editorias). Um repórter esportivo tem mais propriedade para falar de futebol porque lida diariamente com o assunto, cria fontes que o subsidiam na construção de uma reportagem, acompanha partidas e competições com olhar de repórter e não de torcedor. Temos profissionais especializados em segurança pública, política, economia, cultura, comportamento, tecnologia. É dessa forma que conseguimos trazer conteúdos diferenciados e dar informações com exclusividade. Mas há momentos em que essas fronteiras internas de uma redação são derrubadas porque um grande fato ou evento jornalístico se sobrepõe aos demais, exigindo a montagem de uma força-tarefa.

Foi o que fizemos neste ano, com a chegada do coronavírus, que levou o país ao fechamento de escolas e comércio, a alterar a rotina de hospitais, a cancelar jogos e shows, a bloquear parques, a obrigar as pessoas a se manterem distantes do convívio social. Por mais de quatro meses tudo girou em torno das questões sanitárias e dos impactos econômicos. Montamos um time capaz de atuar em todas as frentes desta pandemia. Jornalistas costumam ser versáteis porque sabem que a qualquer momento serão requisitados para algo diferente, inesperado. Uma redação vive sempre de prontidão.

Apesar do ano atípico, teremos eleições para prefeitos e vereadores. Tradicionalmente a Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho monta forças-tarefa robustas para acompanhar o desenrolar da campanha. Para 2020, preparamos uma série de produtos e conteúdos especiais que o assinante pode conferir nas páginas 8 a 10.

A largada dessa mobilização será nesta segunda-feira, com o debate na Rádio Gaúcha entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre. E de um jeito inovador: em formato drive-in. Tudo preparado ao longo de mais de dois meses. E, mais uma vez, derrubamos as fronteiras da Redação Integrada para unir esforços dos nossos melhores profissionais.

DIONE KUHN

Nenhum comentário: