segunda-feira, 21 de setembro de 2020


21 DE SETEMBRO DE 2020
DAVID COIMBRA

O inverno está acabando: cuide com o vento encanado

Acho que ontem, bem no fim do inverno, peguei um vento encanado. Tinha muito medo disso quando guri. É que os adultos contavam histórias. Uma parenta da minha avó uma vez saiu do banho quente e pegou um vento encanado. Ficou com a cara torta para o resto da vida. Uma coisa terrível, a boca virou um S deitado, ela não conseguia mais tomar sopa. E os olhos se desnivelaram, que nem os do Cerveró: um no peixe, outro no gato.

Aliás, essa combinação, banho quente primeiro e vento encanado depois, é pior do que mil coronas. Até hoje, quando saio do banho, saio com temores, espiando em volta, torcendo para que ninguém tenha deixado uma janela aberta.

O problema é que o vento encanado é traiçoeiro. Ele não vem quando está ventando forte, não, ele vem à sorrelfa, às vezes no crepúsculo de um dia morno de fim de inverno, quando o frio mais duro já se foi. Você está distraído e preguiçoso, está pensando em convidar os amigos para um chope cremoso logo mais, à noite, e, ZUM!, recebe um golpe do vento pelas costas. É uma lancetada gelada, que faz com que você arqueie a espinha e emita um gemido: "Uf!". As consequências dessa surpresa podem ser bem ruins, coitada da parenta da vó.

Como é que o vento encana? Aí é que está: corredores. O vento acha uma fresta e se imiscui pelos corredores e serpenteia pelas casas em busca de uma vítima.

Nova York é uma cidade de ventos encanados, porque suas ruas são, exatamente, corredores. São ruas retas, que se entrecruzam com precisão geométrica, como um tabuleiro de xadrez. O vento sopra do Rio Hudson sem encontrar obstáculos, ele se estica pelas avenidas e se vai, zunindo, para o lugar onde os ventos se encontram, lá atrás da última onda do mar.

Não muito longe de Nova York, em New Hampshire, encontra-se o lugar mais ventoso do planeta Terra. É o Monte Washington. Os nativos abenakis o chamavam de "Casa do Grande Espírito".

Subir o Monte Washington é uma aventura perigosa. Tanto que os carros que fizerem essa viagem recebem um adesivo que ostentam com orgulho, como um galardão: "Este carro subiu o Monte Washington". Lá foram registradas as rajadas de vento mais violentas já medidas na superfície da Terra: 372 quilômetros por hora. Os ventos são tão fortes, que a estação meteorológica que os americanos construíram no topo tem de ficar presa ao chão por grossas correntes.

Alguns turistas incautos galgam os quase 2 mil metros de altura do Monte Washington e, como o tempo vez em quando está ameno, decidem passear pelo lugar. É aí que o vento ataca. Um vento furioso e mau, que leva tudo pela frente, fazendo a temperatura despencar, podendo chegar a 45 abaixo de zero. Os turistas, se não forem ágeis, correm risco de morrer.

Por que os ventos são tão terríveis no Monte Washington? Porque são encanados pelas rochas das Montanhas Brancas.

Os antigos tinham razão. Há que se ter muito cuidado com o vento encanado. Pois ontem acho que peguei um. Me veio assim pelo flanco e eu disse "uf!" e pensei de imediato na Casa do Grande Espírito. Que Manitu nos proteja. Ainda bem que o inverno está acabando.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: