segunda-feira, 17 de outubro de 2016


17 de outubro de 2016 | N° 18662
ENCARE A CRISE

Temporada de vagas temporárias


LOJAS DE ROUPAS e brinquedos, bares e restaurantes devem abrir centenas de postos neste final de ano em todo o Estado.

As 200 mil pessoas sem emprego na Região Metropolitana de Porto Alegre têm nova chance de encontrar trabalho no final do ano, quando começa a temporada de contratações temporárias pelo comércio. A liberação do 13º salário faz do período de Natal e Ano-Novo o mais movimentado nas lojas de rua e nos shoppings, abrindo centenas de novas vagas.

– Algumas contratações já começaram, mas a maior parte das seleções ocorre até o final de novembro – diz o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Paulo Kruse.

Em razão da crise, neste ano o comércio deve reduzir em 10% a quantidade de contratações temporárias em relação a 2015, embora as entidades de comércio não tenham calculado ainda uma projeção no número de contratações. Conforme o Sine-RS, a expectativa é de que surjam pelo menos 900 novos postos no período.

– A vantagem destas contratações é que costumam dispensar a exigência por experiência, então são uma boa porta de entrada dos jovens no mercado – afirma Kruse.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, o desemprego entre os mais novos é o dobro da média nacional. As principais oportunidades devem ser para vendedores, estoquistas e caixa-registradores. As contratações valem por 90 dias, mas quem agrada aos patrões costuma ser efetivado.

– É comum que as vagas que são temporárias de tornem fixas para quem demonstra estar motivado para a atividade – explica Gilberto Baldasso, diretor-presidente da FGTAS, responsável pelas agências do Sine estadual.

Em média, 30% dos temporários acabam efetivados ao final do contrato. Conforme Baldasso, no Sine deverá haver uma reversão na queda na oferta de vagas registrada em 2015. Até outubro, a agência havia aberto 4.133 oportunidades para temporários em suas 135 agências, quase o total do que foi oferecido no ano passado (4.479).

– Com o movimento de final do ano, a expectativa é de que os temporários fechem 2016 entre 5 mil e 5,5 mil – projeta Baldasso.

De acordo com especialistas em mercado de trabalho, para conquistar uma dessas vagas é preciso estar disposto a flexibilizar o horário de serviço e estar alinhado à estratégia do negócio. Participar de cursos de atendimento ao público é desejável – a principal carência do comércio hoje na formação dos quadros é encontrar bons vendedores.

erik.farina@zerohora.com.br

Nenhum comentário: