terça-feira, 11 de outubro de 2016



11 de outubro de 2016 | N° 18657
#PARTIURS

Um pedacinho da Itália no RS


CAPITAL NACIONAL DO TALIAN, a serrana Serafina Corrêa tem até réplica do Coliseu
Em meio a vales, parreirais e muito verde, esconde-se um pedacinho da Itália no Rio Grande do Sul. Além de belezas naturais e monumentos construídos pelo homem, Serafina Corrêa tem como marca a simpatia e a alegria do povo.

Cerca de mil dos 15 mil habitantes do município moram na zona rural, em lugares como o distrito de Silva Jardim, que merece estar no roteiro. Ali, a marca é a tranquilidade. De vez em quando, passa um carro na única rua do distrito, e os moradores ficam sentados na frente de casa.

No distrito, há um capitel com a imagem de San Giuseppe, trazida da Itália. Na frente dele, fica uma gruta, a de Nossa Senhora de Lourdes – local para um momento de silêncio, reflexão e oração.

O principal ponto turístico da cidade é uma espécie de réplica do Coliseu de Roma. Aliás, em uma rua chamada de Via Gênova, há outras quatro construções inspiradas na Itália. Tem o castelo de Romeu, o castelo de Julieta, o castelo de Marostica e La Rotonda, todos próximos um do outro. Dentro deles, funcionam lojas, mas só a arquitetura já vale a visita.

No meio da Via Gênova, ainda há o monumento La nave degli immigranti, feito em homenagem aos imigrantes italianos e à influência que eles deixaram e que se mantém viva até hoje. Uma delas é o talian, falado no norte da Itália e trazido pelos imigrantes ao Brasil. Aqui, o dialeto incorporou algumas palavras do português e, hoje, é o mais falado em Serafina Corrêa – está até na legislação do município.

– Hoje, é a capital nacional do talian. Para nós, falar o talian talvez seja mais fácil do que o próprio português – diz o presidente da Federação das Associações Italianas do Rio Grande do Sul, Paulo Massolini.

Para quem quiser passar a noite, as diárias para casal custam em média R$ 200. O visitante vai voltar para casa cheio de lembranças históricas, bonitas, curiosas e típicas de uma cidade carregada de influências italianas.

luma.leao@rbstv.com.br

Nenhum comentário: