segunda-feira, 17 de outubro de 2016


17 de outubro de 2016 | N° 18662 
VERISSIMO

Riscos


Viver é muito perigoso, disse o Guimarães Rosa. A democracia, como a vida, também é ótima, mas tem seus riscos. Nela, todo o poder emana do povo, mas o povo pode errar, ou pode apenas se lixar para as formalidades democráticas e não votar. A maioria do povo inglês votou por deixar a comunidade europeia, e foi um voto burro. Donald Trump não teria chegado aonde chegou como candidato à presidência dos Estados Unidos se tanta gente não concordasse com seus conceitos e preconceitos. 

Nas recentes eleições municipais, o povo brasileiro votou, majoritariamente, em ninguém. Demagogos se aproveitam da desinformação e do desinteresse do povo para vender suas soluções simplistas. Há uma clara tendência para a direita no futuro político da Europa, onde xenofobia e ideias fascistas prosperam, em reação à invasão de refugiados e à impotência da esquerda.

Claro que quem é de esquerda acha que qualquer progressão da direita é prova dos perigos da democracia, e vice-versa. Quem é de esquerda tem alguma dificuldade em aceitar que todo o mundo não seja, já que sua mensagem é de liberdade, igualdade e fraternidade, e quem pode ser contra isto? A direita chama a mensagem da esquerda de um grande engodo, como prova o fracasso do socialismo em boa parte do mundo. 

O inegável avanço da direita se dá, na Europa, dentro das regras democráticas. Marine Le Pen chegará ao governo da França pelo voto. Nos Estados Unidos, se Trump vencer, o que parece cada vez mais improvável, mas pode acontecer, será pelo voto. O grande risco de estar vivo, segundo Guimarães Rosa, é morrer. O grande risco de cultivar a democracia é que ela pode explodir na nossa cara.

Qual é a alternativa para quem desespera da sabedoria do povo? Os tempos antigos, como o tempo da Grécia de Platão e o da República romana de Cícero, não nos servem de exemplo. Neles, a política era exercida por uma aristocracia, supostamente iluminada, que sabia o que era melhor para o povo e, como um benefício colateral, o que era melhor para mantê-los no poder. No Brasil, desde que uma oligarquia de fato, um arremedo de Roma, foi substituída por uma oligarquia disfarçada, esta usa as regras da democracia – e, de vez em quando, um golpezinho – para seu proveito.

Mas não desesperemos. A solução é a politização do povo, que demora, mas virá. Para parafrasear a já batida frase do Churchill, democracia é um péssimo sistema, com exceção de todos os outros. Mesmo com seus riscos.

Nenhum comentário: