quinta-feira, 13 de outubro de 2016


Mariliz Pereira Jorge
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marilizpereirajorge/2016/10/1822359-toda-mulher-e-bissexual.shtml


Toda mulher é bissexual?
13/10/2016  02h00

Dias atrás, meu colega de Folha, Tony Goes, fez um post em seu blog questionando se toda mulher não seria bissexual. A gente fica sabendo de histórias de mulheres que terminaram relacionamentos com homens e começa a fazer teorias do que estaria por trás desse comportamento.

Eu já havia escrito sobre esse assunto em minha coluna mensal na revista GQ e compartilho aqui as mesmas reflexões.

Vamos ser sinceros, quase todo mundo tem algum amigo que depois de casamentos héteros, depois inclusive de filhos, se declara gay. Isso vale para homens e mulheres. Enrustidos? Alguns. Mas ainda que seja difícil de acreditar tem gente que apenas se descobriu atraído por alguém do mesmo sexo numa fase diferente. O que mudou hoje é que é cada vez mais natural entre os jovens que as suas preferências sexuais variem ao longo da vida.

Por que isso agora? Por uma simples razão: porque podem. Porque estão mais abertos a experiências, porque lidam melhor com sua sexualidade do que as gerações anteriores. Aqui entre nós, por que não?

A revolução sexual nos anos 1960 parece brincadeira de casinha perto do que tem acontecido nos relacionamentos e principalmente entre quatro paredes. Quem está solteiro, vivendo as delícias e dores do mercado amoroso, precisa estar preparado para lidar com o que é chamada sexualidade fluida. Não é invenção, nem modinha. É a realidade.

A tradicional família brasileira não vai gostar de saber, mas cerca de 20% dos jovens brasileiros já tiveram relações com pessoas do mesmo sexo (entre as mulheres o índice é de 25%), e 82% acham que devem explorar mais a própria sexualidade.

É provável que muita gente dessa nova geração pule de galho em galho e de cama em cama, ora com mulheres, ora com homens, até sentir que o tesão pende mais de um lado do que de outro. E haverá cada vez mais gente que se relacionará com pessoas, ponto, independentemente do sexo.

Tudo isso não quer dizer que precisamos colocar em xeque nossa sexualidade só porque os mais jovens estão. Podemos continuar vivendo tranquilamente com nossa carteirinha de hétero, mesmo que isso pareça meio antiquado.

E então chegamos à dúvida do meu amigo: toda mulher é bissexual? Uma pesquisa da Universidade Essex (Reino Unido) diz que sim, ao constatar que 82% das mulheres ficaram excitadas com imagens de homens e de mulheres nus. O que mostra o potencial das moças em trafegar de um lado e do outro com bastante, digamos, desenvoltura.

Sim, tem moça que vai lá brincar de ser lésbica ou bissexual e depois volta à programação hétero como se nada tivesse acontecido. E tem as que vão descobrir que gostam de mulher, assumir suas escolhas, o que é um tremendo avanço, se a gente pensar que muitas meninas ainda são cobradas de chegar ao casamento virgens. É com isso que o mundo e os homens precisam aprender a lidar.

Homens adoram pensar em duas mulheres na cama juntas, é uma das fantasias sexuais masculinas que sempre aparece no topo da lista. O cara sente-se poderoso e pimpão em satisfazer e ser paparicado por uma dupla de moçoilas.

Mas ser trocado por outra mulher, dizem os especialistas, é dos piores pesadelos que um cara pode ter –uma possibilidade bastante real hoje. E essa chance aumenta à medida que diminui a idade das moças com quem se divide a cama.

Na prática quer dizer que o moço pode estar feliz da vida, saindo com uma gatinha, e um belo dia dar de cara com ela aos beijos com outra gatinha, e ela nem cogitar que ele participe da brincadeira. Porque naquele momento ela está em outra. Ou estar casado com Maria e do nada ela chegar em casa e contar que se apaixonou por Joana, beijinho, beijinho e tchau, tchau. Eu sei, eu sei, o sentimento de rejeição duplica. Não basta ser trocado, e ainda por uma mulher.

Sempre vivi num meio de gente moderninha, onde as meninas beijavam meninas, algumas transavam, muito mais por afirmação do que por desejo. Era transgressor. Nunca senti curiosidade, nem vontade. Talvez tivesse medo. E se eu gostar de pegar mulher? Dessa turma, apenas uma era, de fato, homossexual, as outras estão todas em casamentos tradicionais e caretas. Nenhuma se enxerga bissexual por uma experiência sexual ou outra com mulher. Se é só curiosidade, passa. Ou não.

O mundo está mais complexo, mas caminhando para que seja cada vez mais honesto, sexualmente falando. Não adianta sofrer, sentir-se culpado, menos macho e muito menos dizer que uma mulher não tem como dar o que um homem tem. Nem tudo se resume a um pinto. A questão não é meramente sexual, embora em alguns momentos talvez seja. Esteja preparado. Não diga que não avisei. 

Nenhum comentário: