segunda-feira, 31 de outubro de 2016



31 de outubro de 2016 | N° 18674 
L.F. VERISSIMO

Algemas

O Mario Quintana disse que as guerras eram um modo prático de se aprender geografia. No noticiário de batalhas e territórios conquistados e perdidos, se descobria o nome de lugares até então desconhecidos, e alguns se tornavam não apenas conhecidos como históricos, identificados para sempre com o que ali se passara – fosse um morro, um riacho ou uma aldeia de um cachorro só. No atual noticiário sobre escândalos financeiros, delação premiada, prisão cautelar e prisão domiciliar, instâncias, recursos etc. – enfim, essa novela que não acaba –, estamos tendo aulas diárias de Direito e jurisprudência. 

Mas, como os locais insignificantes que ficaram famosos por serem cenários de fatos históricos, os debates judiciais não merecem a imponência que lhes empresta sua retórica esotérica, já que o que se está discutindo são diferentes interpretações do que é legal, constitucional e justo – tudo o que a gente imaginava já decidido e gravado em pedra. Discute-se o que juízes e polícia podem ou não podem fazer e até o que um ministro do Supremo Tribunal Federal pode ou não pode fazer. E a gente aqui pensando que isso estava combinado há anos.

A questão das algemas, por exemplo. Procurei um ladrão de galinhas para ouvir sua opinião a respeito. Como se sabe, na era pré-Lava-Jato só ladrão de galinha ia preso no Brasil. Consegui encontrar um representante da categoria e tivemos o seguinte diálogo fictício:

– Você é considerado um protótipo do ladrão de galinha brasileiro.

– Isso.

– Como devo chamá-lo?

– Pode ser Protó.

– Você é a favor ou contra as algemas?

– A favor.

– O quê? Você não acha que as algemas são uma indignidade, que humilham desnecessariamente o preso?

– Acho não.

– Logo você, Protó, que estava sempre sendo preso? Que surpresa. Mas obrigado, viu? Eu...

– Espera. Você não vai me perguntar o que eu acho de jogarem a gente no porta-malas da viatura como um saco e depois nos prenderem numa cela com 20 onde só cabem dois? Sou contra.

E completou:

– Gosto das algemas em comparação com o resto.

TCHAU

Vou sair de férias. Sem foguetes, por favor. Volto no dia 1º/12.

Nenhum comentário: