sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

09 de janeiro de 2015 | N° 18037 
MARCOS PIANGERS

O homem sozinho

Um homem sem uma mulher vira mais uma mobília na casa. Façam a experiência: deixem um homem casado sem uma mulher por uma semana em casa, sozinho, e vejam como ele vira algo muito próximo de um sofá. Provavelmente nos primeiros dias ele ainda tentará aproveitar a solidão, combinar um chope com os amigos que irá até mais tarde. Mas lá pelo terceiro ou quarto dia o homem casado sem uma mulher em casa vira uma mobília.

A passividade será tanta que a louça se acumulará na pia, alguns pratos com farelos de pão do ano passado. O lixo do banheiro poderá transbordar, mas o homem sozinho dará um jeito de equilibrar os novos papéis higiênicos amassados, formando uma nojenta montanha sob a tampa. Um homem sozinho, sem uma mulher para obrigá-lo, jamais irá trocar os lixos da casa. Também não fechará as janelas em dia de chuva. Também não secará o carpete quando molhá-lo. O homem sozinho é desapegado dessas coisas.

As plantas morrerão sem ninguém para regá-las. Os animais de estimação correm o mesmo perigo. A geladeira será saqueada para todo tipo de mistura: ovos com catchup, restos de arroz com molho shoyu, todos os alimentos serão consumidos sem nenhum critério pelo homem sozinho, sempre com o mínimo de esforço no preparo.

Os alimentos serão consumidos sempre na frente da televisão. O homem sozinho verá muita televisão. Programas sobre tubarões, aliens, algumas reprises de jogos interessantes e alguns jogos da terceira divisão sub-20 do campeonato de peteca de Santo Antônio da Patrulha. O homem sozinho dormirá olhando bobagens no Facebook.

Não se lembrará de tomar banho. Usará roupas repetidas para ir trabalhar. Vestirá cuecas em casa todos os dias. Perderá longos minutos acessando sites estranhos. Limpará o histórico de navegação para que estes sites não apareçam. Com o tempo, o homem sozinho ficará parecendo um apêndice da mobília, como uma colcha na poltrona, como um edredon dobrado em cima da cama.

Pobre da mulher que deixou um homem sozinho em casa durante uma semana. Quando voltar, terá que adestrá-lo novamente.

Nenhum comentário: