sexta-feira, 2 de janeiro de 2015


02 de janeiro de 2015 | N° 18030
ARTIGOS ZH

A ESPERANÇA COMO ENERGIA PROATIVA

Vivemos em um momento curioso da história brasileira. Sentimos o perigo de andar na rua, a falta de suporte a nossa saúde pública, sentimos também o peso da corrupção, a influência do baixo PIB brasileiro... Enfim, não há quem não conheça ou até saiba discorrer horas sobre nossas mazelas. Por outro lado, sentimentos como o da esperança parecem estar com mais perigo de extinção do que o mico-leão-dourado.

Não quero falar de esperança somente por estarmos iniciando um novo ano. Não é no sentido religioso ou do que sempre espera, em que a mesma encontra sua maior importância.

Quero expressar minha vontade de que o ato de ter esperança venha a tomar nossas vidas como uma energia para as melhorias. Somente conseguimos fazer algo melhor, seja para nós mesmos ou para os outros, se acreditarmos nisso como sendo possível. Povos que prosperam, pessoas que se desenvolvem, momentos bons, sempre acontecem porque queremos que assim seja. Evidentemente que estes mesmos exemplos de povos, pessoas e momentos também podem dar “errado” mesmo com a esperança de dar certo, mas a única certeza que temos é que, sem a esperança, sequer começamos a dar chance para o sucesso acontecer.

Hoje, no Brasil, estamos convivendo com naturalidade com as más notícias. Achamos normal um escândalo atrás do outro. Resignamo-nos por índices baixos nos mais variados indicadores de prosperidade. Seguidas vezes, pensamos que não existe solução possível.

Quando deixamos a esperança capitanear nossas ações, o passado não conta mais, pois é para o futuro que estamos trabalhando. Quando olhamos para o futuro é que desejamos somente coisas boas (ou você já viu alguém sonhando com dias piores). Gostaria de propor a mudança da frase “a esperança é a última que morre” para algo mais proveitoso: a esperança tem de ser a primeira a nascer.

Foi com a esperança de que o homem conseguisse voar que foi inventado o avião. Foi com a esperança de lhe tornar uma pessoa mais feliz que seus pais lhe deram educação. É com a esperança de um Brasil melhor que devemos acordar todo dia.

Vai aí a minha dica: tenha esperança, compartilhe esperança, viva com esperança, pois assim as ações para nossos desejos terão um local mais fértil para prosperar.

Esta é a minha esperança.


Arquiteto e empresário da construção civil - DANIEL TOMBINI KASPRZAK

Nenhum comentário: