Os gaúchos estão felizes, mas por
acomodação", afirma Jorge Gerdau Johannpeter
Presidente
do Grupo Gerdau faz diagnóstico gestão no país e não foge do espinhoso tema da
Petrobras
por
Maria Isabel Hammes
04/05/2014
| 08h02
"Os
gaúchos estão felizes, mas por acomodação", afirma Jorge Gerdau
Johannpeter Fernando Gomes/Agencia RBS
Gerdau
diz que o pleno emprego não obriga mais ser amigo de alguém para conseguir
Foto:
Fernando Gomes / Agencia RBS
Um
dos mais conhecidos empresários brasileiros, Jorge Gerdau Johannpeter tem
receitas claras para o país. Algumas são dolorosas e exigem mudanças bruscas.
Sem papas na língua, tem diagnóstico preciso do que deve ser feito, confessa
estar um pouco cansado de discussões e diz que já está na hora de buscar
soluções.
Mas
o presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, um império
siderúrgico que reúne 45 mil colaboradores e fatura R$ 40 bilhões, vai em
frente e diz, taxativo, que seu propósito é cuidar do “Brasil SA”. Com qualquer
candidato – Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) ou Dilma Rousseff (PT), de
quem já foi interlocutor frequente e hoje está um pouco mais distanciado em
decorrência da campanha eleitoral.
Na
entrevista que se estendeu por uma hora e meia no sóbrio e silencioso prédio do
conselho de administração da Gerdau, na Capital, em uma manhã de sol tímido,
ele não fugiu do espinhoso tema da Petrobras.
Na
estatal que está na mira da oposição, ocupava uma cadeira no conselho na época
da compra da refinaria de Pasadena. Durante a entrevista, criticou os gaúchos
que estão felizes, mas por “acomodação”, e também revelou um pouco como é viver
com tanto poder, o que faz com a paparicação, às vezes excessiva, com que é
tratado e como “foge” dos bajuladores.
No
comando de um grupo que tem operações em 14 países, como o senhor avalia as
vantagens e desvantagens do Brasil frente aos demais?
Não
tem uma resposta absoluta, cada povo, país, grupo empresarial tem
peculiaridades e características próprias. Mas o brasileiro tem habilidades de
relacionamento e comunicação que o diferenciam, é cultural. Nenhum país tem
mais habilidade na condução do problema do Haiti do que o Brasil, por meio do
Exército. A ONU e todo mundo querem o Brasil lá, é uma habilidade nata, talvez
pelos fluxos culturais – portugueses, influência africana, do próprio índio e
depois dos imigrantes. A miscigenação dá uma característica valiosa, com
impacto no processo. Mas também analiso outro aspecto: a mudança no cenário
mundial e a necessidade de nos adaptarmos. Temos a aptidão humana, mas talvez
não as estruturas institucionais que garantam. Esse é o tema mais complexo.
Qual
seria esse tema?
As
mudanças que aconteceram na globalização, processo muitas vezes não muito bem
entendido. A real globalização provoca temor porque exige mudanças. Mas o mais
interessante é que o grande fator de tecnologia fez a globalização acelerar.
No
Brasil, não temos muitos think tanks (centros de debates de ideias), a matéria
não é muito trabalhada e tem outro tema que me preocupa mais: a distância entre
o empresariado, mundo político e acadêmico.
Por
preconceito?
Quando
a coisa é complicada, os três (empresariado, mundo político e acadêmico) têm e
conversar. Tem preconceito de tudo que é lado. Nem sei quem tem mais, nem
interessa. Solto minhas angústias pessoais e globais em relação ao país e ao
Estado porque sinto a inteligência de ajustamento que as empresas têm de fazer
com as mudanças. Mas é uma região, um Estado e um problema do país. São três
níveis de núcleos sociais estruturados institucionais, que devem debater e
propor. Sem pretensão de um saber mais do que outro, mas com humildade para
trabalhar sobre os temas. Acho que esse tema em relação ao Rio Grande do Sul é
um dos mais complexos e delicados que existem e, se eu tomar o Brasil, da mesma
forma.
A
questão é que o Rio Grande do Sul está com situação financeira muito delicada.
Existe a possibilidade de a arrecadação do próximo governador só servir para
pagar funcionários.
Já é
assim, mas o atual (governo) conseguiu fazer a ampliação de empréstimos. Quanto
aumentou o nível de endividamento do Estado nos últimos anos? Isso é fruto de
questões estruturais, históricas, não é um problema deste governo. Tenho uma
pesquisa recente sobre o Rio Grande do Sul: o índice de pessoas que sabem o que
tu estás falando é mínimo. Estamos festejando que tivemos um crescimento
econômico fantástico, mas que, somado ao do ano anterior, nos deixa na média
histórica.
É o
problema da falta de avanço sustentado?
Foi
o mesmo quando o Brasil cresceu 7,5% em 2010, no ano anterior foi negativo, ou
seja, voltamos à média. Se tomo a média de crescimento do Brasil nos últimos 30
anos, foi 2,6%. Nos anos 2000, com o Plano Real, melhorou um pouco, para 3%.
Mas, se deduzir o crescimento demográfico em 30 anos, tenho expansão média de
1,1%. Isso significa que, para dobrar a renda do brasileiro, precisa cem anos.
A notícia é desagradável, mas se vincula ao meu conceito e preocupação de que
devemos ter humildade para dialogar sobre a nossa realidade e fazer a pergunta:
qual o nosso propósito?
O
propósito não é uma sociedade mais justa?
O
propósito da arrecadação no Rio Grande do Sul é remunerar bem os seus
funcionários. Acho que tem de ser bem remunerado, mas precisa sobrar um
dinheirinho para investimento. Na análise do Banco Mundial e da Fundação
Getulio Vargas, tem um número muito simples. Quem não poupa 20% do PIB não
cresce mais de 2% ao ano. E, no Brasil, o investimento fica em 17%, 18%. Assim,
crescemos cerca de 2%, e bate o desespero. Nos últimos 10, 15 anos, a média do
Estado é sempre 0,5 ponto percentual inferior à do país. Temos uma pequena
vantagem, pois nosso crescimento demográfico é menor, ou seja, o saldo per
capita melhora um pouco. A questão é analisar a estratégia.
Não
precisamos refletir sobre a mudança de perfil da economia do Estado, para não
depender de São Pedro?
O
perfil entra aí, de novo, na macroanálise das políticas ou propósitos. Não se
discute onde chegar, mas o terrível é que, se você pergunta ao cidadão médio do
Rio Grande do Sul, você verá que ele está feliz. Não comparamos direito as
coisas: se olharmos a logística de São Paulo e a nossa, é irritante. E como São
Paulo fez? Com concessões, mas nós as suspendemos. A presidenta Dilma faz os
leilões com boas condições de juro e de competitividade, mas um Estado falido e
sem dinheiro festeja estatização das estradas. E é a própria Zero Hora que nos
informa: os primeiros sinais de buracos já estão começando a aumentar. O nível
de poupança define o de investimento, até para atrair empréstimos externos.
Estamos estagnados. Tenho uma brincadeira.
Qual
é essa brincadeira?
O
welfare state (Estado do bem-estar social) da Europa foi construído antes da
concorrência da Ásia, mas o do Rio Grande do Sul também foi construído antes da
nova realidade. Com o dólar a R$ 3, quase R$ 4, todas as ineficiências se
escondiam na competitividade cambial, mas com o dólar do jeito que está hoje,
tudo vem à tona. Tenho uma frase muito agressiva, mas vou dizer: o rei está nu,
a verdade está à tona. Isso exige uma profunda humildade de ouvir e debater. As
estruturas do Estado estão fora da realidade do mundo. Temos a pior situação de
custo de previdência do país, menor índice de investimento em tecnologia e,
quando o país não tem novas fronteiras nem crescimento demográfico, só tem um
caminho: tecnologia. O orçamento estadual só investe, porém, 0,3% em
tecnologia, quando em qualquer lugar é 3%, até 5%. Os gaúchos estão felizes,
mas por acomodação. Afinal, se comparar a qualidade de vida daqui, o
churrasquinho do final de semana, um baita desafio que é o Gre-Nal...
Mas
seu time (Grêmio) não anda muito bem...
Somos
o primeiro no ranking nacional da CBF em 2014. O teu time (Inter) está em sexto
lugar. Mas estamos entrando no maior pecado brasileiro: ficar discutindo
futebol em vez de discutir desenvolvimento. Falando sério, é preciso olhar onde
a Previdência é autossustentável. Aqui, 56% da folha é para pagar aposentados. Minha
visão é empresarial e não dá voto, os números não querem saber de voto. Se a
Previdência fosse autossustentável, o custo deveria ser um terço. Mas tem
testamento e privilégio de tudo quanto é jeito.
O
senhor tem tantas ideias, por que nunca se candidatou ao governo do Estado?
Não
quero entrar em política, sou mais útil como empresário. Com a minha idade (77
anos), nem posso mais pensar em entrar na política. O processo político é
doloroso.
A
política atrapalha a gestão?
Muito.
Quando se troca um ministro em um país civilizado, ele põe quatro, cinco
pessoas. Aqui, o governo federal nomeia 22 mil ou 23 mil. Que pessoas são
essas, são profissionais de administração?
Seriam
amigos?
Com
o país em pleno emprego, não precisa ser amigo de ninguém. Existem funções de
Estado, de políticas de governo e administração. Tudo que funciona bem em
administração no Brasil é o que não tem ingerência política na administração.
Que órgãos funcionam melhor? São os que têm estrutura de carreira na
administração e não ingerência de políticos com interesses para empregar amigos
ou coisas que é melhor nem falar.
Quais
são? BNDES, Banco do Brasil, Exército?
O
Itamaraty e a Caixa Econômica também.
E a
Petrobras?
Tem
estrutura profissionalizada, mas tem alguma influência forte na indicação de
diretores com vínculos com políticos.
O
senhor se arrepende de ter participado do conselho de administração da
Petrobras, que autorizou a compra da refinaria de Pasadena?
Não.
Mas
o senhor teve de dar explicações sobre a compra, que será alvo de uma CPI. Como
o senhor se sente? A CPI é a saída?
As
CPIs... Eu faço uma outra pergunta. Alguma CPI deu resultado? Em termos de
melhoria, não. A transparência, sim, é importante. É importante trabalhar
tecnicamente a análise dos problemas ou até de pesquisa se houve falhas ou até
malfeitos. Fui convidado para entrar no conselho da Petrobras ainda no governo
do Fernando Henrique Cardoso, quase dois anos antes do governo Lula. O pessoal
achou válida a minha contribuição para continuar. Mas eu tenho uma visão muito
clara desse processo.
Qual?
Não
só esse episódio, que é complexo e nem está esgotado. Já me posicionei em
público, por escrito, logo no início do debate. Não tenho muito a acrescentar,
mas, na realidade, o processo tem uma soma de pequenos incidentes que tornam a
análise complexa. A decisão, naquele período, foi válida.
O
senhor não se arrepende de ter aprovado a compra da refinaria? Foi legal?
A
palavra legal que você usa é no termo popular?
Não,
de acordo com a legislação.
A
decisão tomada, na época, foi válida.
O
senhor e os demais conselheiros não sabiam das cláusulas que obrigavam a compra
do restante da refinaria americana, que acabaram provocando prejuízo à
Petrobras?
Não,
o conceito era do atendimento da demanda do excesso de petróleo, tinha o álcool
suprindo, não havia falta de refinarias, o Brasil tinha perspectiva de
crescimento em petróleo e precisava exportar. O Brasil tem petróleo pesado,
refinando, tem preços finais melhores. Então, tinha a sua lógica, está certo? Agora,
se você entra hoje nos detalhes, a decisão foi tomada dentro de uma sistemática
normal na Petrobras e que deu margens a falhas na avaliação.
Os
senhores não receberam as informações que deviam ter chegado da equipe técnica
antes de darem o aval ao negócio?
É
aquele ponto que a presidenta colocou. Tem duas cláusulas que, isoladamente,
são clássicas, mas que, de forma conjugada e em decorrência do tipo de negócio,
levavam a risco do negócio.
Mas
o presidente da Petrobras na época, José Sérgio Gabrielli, disse que ninguém
pode fugir da responsabilidade, nem a presidente.
Não
vou entrar neste debate porque eu acho que já dei minha posição. Não tenho
interesse de continuar debatendo Petrobras.
O
senhor deixou o conselho agora porque pensou: “Nesse ambiente não vou
continuar”?
Não,
foi um processo de eleição dos minoritários, eu era representante desses
acionistas. Estava há 11 anos lá, era a hora do rodízio. Vamos ver se um outro
representante dos minoritários faz um trabalho melhor do que eu fiz.
No que
melhorou a prestação de serviços ao cidadão com a Câmara de Gestão?
A
Câmara de Gestão trabalha como um conselho, não é um órgão executivo. Damos
apoio tecnológico ou orientação. Mas temos trabalhos importantes já feitos e
que continuam em execução, como a melhoria de gestão no Ministério dos
Transportes, com mapa estratégico e desdobramento. E fizemos levantamentos em
35 ministérios na pré-construção de um mapa estratégico, além do fato de que
agora estamos atuando em conjugar essa visão com os processos críticos de
melhorias.
Aponta
a redução de ministérios?
Não,
a redução é um problema de gerenciamento e de governança, mas as atividades que
existem se conjugam ou se separam. Têm de ser trabalhadas da mesma forma. Com
gestão, em uma empresa privada, em três, cinco anos, você faz a mudança, rompe
culturas. No setor público, precisa de cinco ou até 10 anos. Mas o mundo
caminha rapidamente, os nossos concorrentes também. Há cinco áreas que fazem a
população ir para as ruas: educação, saúde, segurança, logística e mobilidade
urbana.
Os
brasileiros se cansaram de maus serviços?
Todos
nós. Não enfrento isso, mas me preocupo como os meus colaboradores do Brasil
são atendidos. Tenho consciência de responsabilidade social. Só há um caminho:
melhoria de gestão. Vivemos em um mundo de competição, que exige gente educada.
Quando tenho de competir com um país que dá 12 anos de educação, como faço?
Aprendi o valor da educação por necessidade competitiva. Não posso me conformar
com o Rio Grande do Sul, que foi o primeiro em educação do país, e hoje está
pior do que Santa Catarina e Paraná.
Esse
é um motivo de preocupação?
Ninguém
debate, está todo mundo satisfeito. Os pais estão satisfeitos porque as
crianças estão no colégio. Mas elas têm de aprender e saber. E não pode acabar
com os exames, como aqui no Rio Grande do Sul. É preciso avaliar, não empurrar
o problema escondido. Tem de estudar, recuperar nas férias. Uma criança que
perdeu o bonde na quarta série não pega mais depois, e o índice de
analfabetismo funcional é muito alto.
O
senhor mantém conversas com candidatos da oposição sobre gestão e redução de
ministérios mesmo no governo?
Para
mim, isso é uma missão de vida. Estou com 77 anos, a estrutura da empresa está
bem encaminhada.
A
sua missão é o Brasil, então?
Eu
só cuido do Brasil SA. Não interessa se é Dilma, Aécio, Eduardo, porque tenho
convicção de que o único modo de melhorar o país é com melhoria de gestão.
Então, levo minhas ideias de gestão a eles. Se quiserem ouvir, ótimo, se não,
ok. Tem amigos que dizem: “Jorge, tu tentas ajudar nesse negócio, mas não
adianta nada”. Mas tem melhora a partir das concessões.
Como
está a sua relação com a presidente? O senhor ainda dá conselhos, votará nela?
Meu
voto é secreto, nunca abri. E continuo (próximo), não com a mesma intensidade,
porque o processo hoje é outro.
A
política os afastou?
Não,
a política, não, mas o processo eleitoral.
Alguém
lhe chama a atenção, diz que o senhor não deveria ter falado algo?
Eu
me submeto a críticas. Uso minha equipe para dizer, pergunto aos meus amigos se
passei do ponto. E eles falam. Tem uma frase bem simples que uso com meus
clientes: amigo fala, inimigo cala. Quem é amigo, tem de falar a verdade. Faço
força para que todos tenham abertura comigo. Aprendi que abertura e
transparência cada vez aumentam mais e todos querem mais. Publicamente e
individualmente. Se você não aprender a se movimentar assim, fica fora da
realidade.
Como
é viver com tanto poder? O senhor é paparicado, tem forte presença na vida
econômica do país. Isso o envaidece ou o constrange?
Tento
não me deixar contagiar por qualquer fator de poder, ser objetivo e útil no que
faço, mas a coisa mais importante é a autoanálise de humildade. É complicado,
mas tento. Tenho meus defeitos, não os confesso publicamente, mas sei das
minhas limitações. Todo mundo tem limitações. Então, trabalho nesse sentido.
Mas vem de educação de casa: não perder a simplicidade.
E a
bajulação excessiva não o incomoda?
Não
me afeta de jeito algum. Não gosto e faço de conta que não noto. A minha
preocupação é procurar manter a simplicidade com as pessoas, pois é isso que me
dá prazer. É convicção filosófica, que vem da família.
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