terça-feira, 23 de novembro de 2021


23 DE NOVEMBRO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO

Percorra os trilhos da história

O tradicional Museu do Trem de São Leopoldo comemora 45 anos de inauguração neste mês. No local, que fica próximo à Estação São Leopoldo da Trensurb, é possível conferir mais de 1,8 mil peças e objetos ligados ao mundo das locomotivas e carros de passageiros, além de acervo bibliográfico e documentos.

O local foi inaugurado em 26 de novembro de 1976 e é fruto de uma parceria entre o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), prefeitura e a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). A primeira reforma ocorreu 11 anos depois da abertura. Mas foi no final da década de 1990 que houve um divisor de águas na vida do museu. O Plano Nacional de Desestatização e a liquidação da RFFSA desencadearam grandes dificuldades, sendo extinta boa parte do acervo. No entanto, com ajuda da comunidade, historiadores da região e ferroviários remanescentes, foi possível reerguer o patrimônio local.

Em 2005, o museu passou a ser gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, fundada no mesmo ano. Segundo a diretora do museu, Alice Bemvenuti, a prefeitura de São Leopoldo tem investido em busca por soluções, desde a formação de uma equipe qualificada até a captação de recursos. O museu estava fechado desde 2020 - por conta da pandemia - e reabriu as portas em outubro.

- Nesse período fizemos lives, reuniões, rodas de memória, entre outras atividades, com outros museus ferroviários brasileiros, da América Latina e até da Europa - conta a diretora.

O Museu Visconde de São Leopoldo fica na Rua Lindolfo Collor, 40, no Centro, em São Leopoldo. Abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

 Produção: Leonardo Bender

Nenhum comentário: