quarta-feira, 17 de novembro de 2021



17 DE NOVEMBRO DE 2021
LITERATURA

Doze meses para celebrar Saramago

Até o final de 2022, lançamentos e eventos vão marcar o centenário de nascimento do escritor

Uma extensa e cuidadosa programação para celebrar o centenário de nascimento de José Saramago ocorrerá até 16 de novembro de 2022, a data oficial. Presidente da Fundação José Saramago e viúva do escritor, a jornalista Pilar del Río conta que o Brasil vai ter um papel importante nas comemorações, incluindo instituições como o Museu da Língua Portuguesa, a Biblioteca Mário de Andrade e o Sesc, além da própria editora Companhia das Letras.

- A resposta que recebemos das organizações brasileiras dedicadas à cultura não poderia ser mais positiva - afirma Pilar, por e-mail.

No primeiro momento, a Companhia das Letras - que edita toda a obra do escritor no Brasil - lançará um selo de 100 anos de José Saramago, que constará das edições comercializadas em 2022 e em toda a comunicação referente ao centenário do escritor.

Para o ano que vem, a editora prepara uma série de publicações. Serão lançados pela Companhia das Letrinhas, já em janeiro, os livros O Silêncio da Água (com novas ilustrações de Yolanda Mosquera) e Uma Luz Inesperada (ilustrações de Armando Fonseca).

Edições especiais de Ensaio Sobre a Cegueira (que também tem um audiobook em negociação) e O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de capa dura e fortuna crítica de intelectuais brasileiros, estão previstas para agosto e setembro de 2022.

Um livro de ensaios da professora e crítica literária Leyla Perrone-Moisés analisa as obras de Saramago e duas biografias chegam às livrarias: Fotobiografia de José Saramago, de Ricardo Viel e Alejandro García (que será lançada em parceria com a Fundação), e o livro de Miguel Real e Filomena Oliveira sobre a vida do escritor.

Ainda em 2021, a editora publica o livro Autobiografia, de José Luis Peixoto, um romance em que ele transforma Saramago em personagem. No livro, um jovem autor em início de carreira tem a missão de escrever a biografia de seu mestre, um dos maiores escritores da língua portuguesa.

Para 2022, a Companhia das Letras também promete organizar uma série de eventos sobre Saramago. Ainda sem data definida, as Jornadas Saramago serão uma série de palestras sobre as principais obras do autor, gratuitas, com emissão de certificado.

Congressos

As celebrações lideradas pela Fundação José Saramago diretamente de Portugal, no Brasil e também em diversos outros países são divididas em quatro eixos: Leitura, Publicações, Reuniões Acadêmicas e Biografia.

- Acho que os congressos universitários ou os encontros de leitores que estão programados - ou que inclusive já estão em andamento - ajudarão a reforçar o grau de racionalidade e humanismo que há em Saramago - diz Pilar.

Especial para o Estadão - GUILHERME SOBOTA

Nenhum comentário: