quarta-feira, 23 de agosto de 2023


A frase que a Dona Bibi mais ouve na vida é: "a senhora é má, Dona Bibi". Ao que ela responde: "malvada é a vida, o destino, eu só falo o que é". O fato é que esta vidente não usa filtros ao falar.

Um exemplo ilustra a fama desta médium. Um amigo, um tanto desajeitado no amor, perguntou sobre o que o destino afetivo lhe reservava. Dona Bibi foi sucinta: você vai ficar sozinho, ninguém te atura por ser tão chato quanto teimoso. Além do que você bebe demais e toma banho de menos.

Embora as previsões sejam certeiras, Dona Bibi tem cada vez menos clientes. O problema é seu estilo de vidente de Bagé, a cada profecia um joelhaço. Não faz um introito para anestesiar o vivente, nem um final que lhe resgate a esperança.

Os amigos tentam que ela suavize as palavras. Ao que ela retruca: "mas eu já faço. Este que saiu daqui eu disse que ele era preguiçoso, acomodado, mas o que me veio na mente era maconheiro vagabundo que não faz por merecer. Eu sou delicada".

É difícil ela entender que não foi delicado o que fez com uma conhecida. Disse que ela não teria filhos. E que era uma boa notícia, visto que ela não tinha nenhum atributo materno. E caso tivesse filhos, iria botar no mundo uns monstrinhos desastrados e mal-educados.

O pequeno plantel de clientes é de pessoas boas, para as quais as previsões soam naturais, ou ao menos não grosseiras. Apesar de conhecer a fama desta senhora, um dia lhe perguntei sobre meu futuro. Fiquei meses deprimido. Aliás, prefiro não entrar neste assunto.

Semana passada, por acaso, encontrei Dona Bibi na Cidade Baixa. Atravessei a rua para cumprimentá-la. Como estava com o Carpinejar, os apresentei. Já tinha falado dela várias vezes, sublinhando sua fama. Imaginava que ele seria cordial - como foi - e que seguiríamos caminho.

Se arrependimento matasse? O Fabrício, ansioso com o destino do Inter, levou a conversa para este lado. É fácil, Dona Bibi é colorada até a medula. Minhas tentativas de contornar o assunto não surtiram efeito e meu pânico foi crescendo.

Quando ele perguntou como seriam os dias de Coudet no Inter, me despedi abruptamente e deixei os dois conversando. Agora não atendo às ligações do Carpinejar. Não quero saber o que ela disse.

Aguento ela esculhambar meu futuro, mas o do Inter, não. Acionei todas as mandingas, conclamei forças ocultas, rezo a São Saci todos os dias. Ainda há esperança!

MÁRIO CORSO 

Nenhum comentário: