segunda-feira, 14 de agosto de 2023


14 DE AGOSTO DE 2023
CHAMOU ATENÇÃO

Aqui jaz um terminal aéreo

Resquícios do antigo prédio do Aeródromo São João, um dos primeiros aeroportos do Rio Grande do Sul, construído em 1938 pela companhia aérea Varig, estão sendo totalmente demolidos. A construção fica próxima ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, no bairro São João, na zona norte da Capital, e faz parte da área concedida à empresa Fraport.

Ao longo das décadas, o antigo aeródromo sofreu alterações - o edifício demolido não estava preservado como fora erguido em 1938. A construção não foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphae-RS), segundo a Secretaria Estadual de Cultura.

ZH esteve no local na tarde de sábado e averiguou a demolição do prédio. Retroescavadeiras e funcionários trabalhavam em meio aos escombros.

A Fraport confirmou que está fazendo a demolição do prédio e afirmou que o edifício estava em condições inadequadas de segurança e com risco de queda. A empresa não especificou o que havia atualmente no prédio, nem confirmou os planos para a área e se pretende preservar a história do local.

A área do antigo aeródromo fica próxima ao Boulevard Laçador e, mais recentemente, abrigava o hangar da companhia portuguesa TAP. Conforme reportagem histórica do colunista de ZH Ricardo Chaves, o pequeno aeroporto recebeu, em 1949, 548 aeronaves e mais de 4,2 mil passageiros.

Uma década depois, o movimento passou de dois aviões diários e 10 passageiros para 9.222 aeronaves e quase 139 mil viajantes. Na época, chegou a ser o terceiro aeroporto mais movimentado do Brasil.

O prédio destruído guarda a história da aviação brasileira, afirma Oscar Bürgel, presidente da Associação Varig Vive, formada por ex-funcionários que buscam preservar a memória da antiga companhia aérea.

- O aeródromo São João foi o primeiro aeroporto do Rio Grande do Sul e um dos primeiros do Brasil. A Varig começou a voar com um hidroavião, chamado de bote voador, no Rio Jacuí. Três anos depois, começaram a pousar em solo. Esse prédio representa o começo da história da aviação. Foi ali que os aviões deixaram de pousar na água para pousar em terra - afirma Bürgel.

"Tal edificação faz parte do contrato de concessão. O edifício estava quase caindo, portanto, a demolição está sendo realizada", diz parte da nota enviada pela Fraport.

MARCEL HARTMANN

Nenhum comentário: