Vila de Santo Amaro festeja conquista
Um dos recantos mais antigos e singelos do Rio Grande do Sul está em festa. Será com chope e churrascada (um boi inteiro e cinco ovelhas) que a comunidade de Santa Amaro do Sul, em General Câmara, irá celebrar uma aguardada conquista. Amanhã, após décadas de espera, será inaugurado o acesso asfáltico à vila e um mirante com vista para as torres da Igreja Matriz, erguida em 1787 (foto).
- É um sonho realizado. Estamos investindo muito em turismo e queremos que as pessoas venham nos visitar - diz o prefeito Helton Holz Barreto, nascido e criado no vilarejo.
Ali, resistem três séculos de história. Ao redor da praça central, além do velho templo, há um conjunto de 14 prédios em estilo açoriano, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Caminhar naquelas ruas é uma aula e um alívio para quem busca uma pausa do corre-corre diário. Já estive lá muitas vezes, fazendo reportagens, ao longos dos últimos 20 anos, e posso confirmar: vale mesmo a visita.
O ato de inauguração está marcado para as 10h30min, no mirante, e a festança começa às 11h na praça. As obras foram possíveis graças a recursos do governo do Estado, de emendas parlamentares e da prefeitura.
Arte e fotografia
Para quem gosta de belas imagens, é um prato cheio. Amanhã, em parceria com a plataforma Art Destination, a novíssima AZ Galeria Porto Alegre, no bairro Bela Vista, promove o evento Arte & Fotografia.
Das 11h às 14h, o encontro reunirá um grupo de fotógrafos, entre eles Leonid Streliaev, um dos mais premiados do Rio Grande do Sul, cuja foto ilustra este texto. Será na Rua Casemiro de Abreu, 1.412, com mediação de Sandra Echeverria. Só chegar.
Sem imposto
No próximo domingo, haverá mais uma edição do Chope sem Imposto em Porto Alegre. Marcado para as 14h na Rua Bento Figueiredo, nº 72, no bairro Bom Fim, o evento é realizado pelo Instituto Atlantos, que promove as ideias liberais no Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da entidade, Leonardo Chagas, os tributos representam cerca de 60% do valor da bebida.
O verde do agro
Engana-se quem demoniza o agronegócio e associa, de forma açodada, o trabalho de milhares de produtores rurais a práticas insustentáveis e agressivas ao meio ambiente. Adaptando a famosa frase de Nelson Rodrigues, a generalidade é burra. É um equívoco generalizar.
É evidente que o desmatamento ilegal e as queimadas precisam acabar e que ainda há um longo caminho pela frente na conservação dos nossos biomas, mas também está claro que já passou da hora de conhecermos - e reconhecermos - os esforços em torno da agricultura de baixo carbono. Eles existem e merecem atenção.
Você sabia que o Brasil foi o primeiro país a adotar, em escala continental, o sistema de plantio direto (que protege o solo e ajuda a mitigar os gases do efeito estufa)? E que já temos produtores atuando no mercado de créditos de carbono? Sabia que há um sistema chamado de integração lavoura-pecuária-floresta que contribui para recuperar áreas de pastagens degradadas? E que temos pequenos agricultores que já se definem como "agrofloresteiros"? Pois é. Há os maus exemplos, mas também há os bons.
A Expointer, que começa amanhã no Parque de Exposições Assis Brasil e segue até 3 de setembro em Esteio, é uma oportunidade para saber mais sobre o assunto, ouvir quem vive da terra e entender o que está em pauta. O Rio Grande do Sul tem avançado nas práticas verdes, e muitos agricultores já se deram conta de que não há mais como negar a emergência climática e o impacto do aquecimento global na produção.
Quem faz um trabalho sério já entendeu que é urgente focar em adaptações e reduzir as emissões de CO2, porque as reviravoltas do clima estão aí, basta olhar para fora. É uma questão de sobrevivência - e não só dos negócios.
Uma usina de energia solar pública
A prefeitura de Erechim, no norte do Estado, acaba de inaugurar sua primeira usina pública de energia solar. São 2.224 placas fotovoltaicas, com capacidade para reduzir em até 85% o consumo na rede convencional e gerar economia de R$ 100 mil por mês na conta de luz - dinheiro que, agora, será aplicado em demandas da comunidade. Instalada no chão, a estrutura poderá ser visitada por estudantes de escolas e universidades. O investimento foi de R$ 5 milhões, com recursos do município.
- É um empreendimento que se paga por si só. Traz benefícios em energia limpa, sustentabilidade, economia e educação ambiental - diz o prefeito Paulo Polis (foto).
Cirurgiões vasculares na Orla
A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Estado (SBACV-RS) vai levar cerca de 20 cirurgiões à orla do Guaíba, amanhã, em Porto Alegre. A expectativa, segundo Regis Anges, presidente da entidade, é de que eles atendam, de forma voluntária, mais de 300 pessoas das 9h às 12h. Intitulada Checkup Vascular, a ação vai oferecer consultas médicas, aferição de pressão, controle de glicemia, além de cerca de 400 exames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário