segunda-feira, 14 de agosto de 2023


14 DE AGOSTO DE 2023
ARTIGOS

VISÕES DE UMA EMPRESA DE FUTURO

No turbilhão de novidades e tendências do mundo corporativo, duas vieram para ficar: a preocupação com as práticas sustentáveis e a necessidade de convivermos e enxergarmos oportunidades na inteligência artificial (IA). O empreendedor que chega ao mercado não pode abdicar de estruturar um negócio que leve em conta os impactos sociais, ambientais e de governança de sua atividade, e tampouco dar às costas ao mar de inovações - e, por que não, dos desafios - trazidas pela IA.

A notícia mais quente fica por conta dos avanços de pesquisas que dão às máquinas a capacidade de pensar e aprender como seres humanos. Ferramentas como o ChatGPT, que começam a se popularizar entre usuários de smartphones e também empresas de grande porte, estão tornando obsoletas algumas atividades repetitivas e automáticas que até o momento ainda requeriam o intelecto humano.

Por um lado, a IA acelera o fim de alguns serviços e limita o empreendedor que começa a desenhar o modelo de negócio de sua startup. A inovação, agora, precisa dar um passo além de ser "apenas" disruptiva: deve, também, superar a ameaça de que em poucas semanas um robô autodidata a torne obsoleta. Mas onde há risco, também há oportunidades.

Utilizar a inteligência artificial em seu favor pode ser o grande acerto do novo empreendedor. Contar com o auxílio do aprendizado rápido e em altíssima escala destes softwares multiplica oportunidades de aplicações e funcionalidades dos negócios digitais.

A IA, quando bem manuseada, promete melhorias significativas em áreas como a medicina, a educação e as comunicações. As empresas que souberem gerenciá-las e usá-las como alavanca de inovação têm tudo para se descolar da concorrência. Afinal, é uma tecnologia crucial para determinar o futuro da humanidade - para o bem ou para o mal.

E aqui vem a conexão com a sustentabilidade. Utilizar IA ou qualquer outra tecnologia com responsabilidade requer combiná-la com as práticas de ESG. Não basta que uma empresa seja inovadora: ela precisa fazer o bem para a comunidade na qual está inserida, pensar no meio ambiente e ser transparente e ética. O consumidor exige e exigirá cada vez mais que tecnologia e a sustentabilidade andem lado a lado.

Ailson Oliveira Presidente do Núcleo de Empresas Juniores de Porto Alegre e da região leste do RS

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