sexta-feira, 10 de julho de 2009



A aventura espiritual e a vida do maior compositor de todos os tempos

A série de quatro romances históricos Mozart, de Christian Jacq, nascido em Paris em 1947, egiptólogo renomado, autor da aclamada série Ramsés de cinco volumes (11 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo), retrata a aventura espiritual e a vida do menino prodígio Mozart, o maior compositor de todos os tempos e uma das maiores personalidades artísticas da história do mundo.

O volume l, Mozart- O Grande Mago, descreve a descoberta da música na vida do gênio e sua ligação com a franco-maçonaria. Com apenas sete anos, Wolfgang Amadeus Mozart não só já havia feito longas viagens, mas também se apresentara em Praga, Viena e Frankfurt. Criança genial, compunha para "descobrir as notas que se atraem" e tinha um segredo que lhe dava forças quando se sentia muito cansado, um tesouro só dele: um país imaginário, onde ele era o rei, lindamente desenhado num mapa que sempre carregava consigo.

Christian Jacq, doutor em Estudos Egípcios pela Sorbonne, é o autor francês mais lido atualmente no mundo e publicou sucessos como A pedra da luz, As egípcias, Mundo mágico do Antigo Egito, Nefertiti e Akhenaton, A Rainha Sol, A sabedoria do antigo Egito e Filae, todos publicados no Brasil pela Bertrand Brasil.

Em Mozart, um megasucesso na França e em outros países, o autor retrata uma jornada eletrizante na vida do grande mestre da música, através de uma verdadeira aula de cultura e erudição.

A história é ao mesmo tempo fascinante e acessível e o ritmo da narrativa está no tom certo. O segundo volume da série, O filho da luz, trata da criação e do nascimento das composições que se tornariam eternas e mundialmente conhecidas.

A ligação com a franco-maçonaria ganha destaque em sua vida e As bodas de fígaro estão a caminho. No volume 3, Mozart - O irmão do fogo, Mozart mergulha nos rios maçônicos e obtém inspiração para compor duas grandes óperas. Apaixona-se, torna-se pai e dá início a uma carreira promissora, mas sombrias ameaças pegam o compositor.

No quarto e último volume, Mozart - o amado de Ísis, ele finalmente atinge o auge de sua criação artística e compõe sua grande obra: A flauta mágica.

Mas os inimigos não vão lhe dar trégua e a prova suprema se aproxima, colocando Mozart e sua grandiosidade perante as dificuldades. 406 páginas, R$ 45,00, Bertrand Brasil, telefone (21) 2585.2070.

Nenhum comentário: