sexta-feira, 31 de julho de 2009



Levantando o tapete da sala da família

Quase todas as famílias, mesmo as ditas aparentemente certinhas e tradicionais, têm seus segredos e suas mazelas escondidos debaixo do tapete da sala. É bem esse o tema principal do romance Mensagem do Jardim, da escritora e roteirista de tevê Françoise Bourdin, autora de Vendanges de Juillet, Une passion fauve e La Camarguaise, entre outros títulos aclamados pela crítica e pelo público.

Partindo da grande questão: até quando mistérios familiares podem ser omitidos? A autora constroi a densa narrativa que se inicia com a mudança da médica Pascale Fontanel.

Ela vivia em Paris e, esgotada pelo divórcio e cansada da vida de médica, resolve voltar à pacata e encantadora Peyrolles, no Sudoeste da França, onde passou a infância. Seu pai, que antes estava disposto a vender a propriedade da família, opõe-se violentamente à decisão. A morte brutal de sua primeira mulher num incêndio e a depressão da mãe da Pascale explicariam essa reação tão pungente quanto inesperada?

Mesmo com a contrariedade do pai, Pascale, obstinada, motivada por repetidos sonhos, se instala na antiga casa com a determinação de ali reconstruir sua vida. Todavia, as coisas não serão tão simples e alguns episódios vão perturbar as suas ternas e alegres lembranças do passado. O jardineiro, um homem de comportamento estranho, recusa-se, terminantemente, a deixar a residência.

Os vizinhos, por sua vez, evocam histórias para lá de perturbadoras, ligadas aos Fontanel. Mas o mais intrigante, certamente, é a caderneta da família encontrada no sótão por Pascale.

O que realmente pode ter acontecido na pequena Peyrolles? Que outros mistérios a casa escondia? Voluntariosa e obsessiva, a médica quer saber de toda a verdade e não vai desistir.

Ainda chocada com o fato de não ter conseguido ser mãe e, ainda traumatizada com a recente separação de Sam, Pascale, ao tentar reencontrar o paraíso perdido de sua infância, vai enfrentar muito mais.

A escrita elegante e sensível de Françoise e os temas familiares com os quais se identificam centenas de milhares de leitores, revelam as causas do sucesso da escritora, que, segundo o prestigiado jornal Le Figaro, rivaliza com os melhores romancistas do mundo.

Os leitores brasileiros agora poderão conferir os poderes de sedução desta narrativa que, só na França, vendeu mais de 400 mil exemplares. Tradução de Karina Jannini, 378 páginas, R$ 42,00, Bertrand Brasil, telefone 21-2585-2070.

Nenhum comentário: