Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Cortes transversais em temas contemporâneos
Donaldo Schüler, professor, também poeta, ensaísta, ficcionista e tradutor, recebeu o prêmio de melhor tradução em 2003 da Associação Paulista de Críticos de Arte, por Finnegans Wake de James Joyce. Atualmente, entre outras atividades, ele que é dos mais importantes intelectuais brasileiros, é consultor acadêmico do projeto Fronteiras do Pensamento.
A partir das conferências proferidas no Fronteiras de 2008, Donaldo construiu sua obra mais recente, intitulada Fronteiras e Confrontos.
O trabalho está estruturado a partir de quatro grandes temas, elaborados com base nas conferências e com base nas ideias defendidas pelo público. Fronteiras é a primeira parte e trata de globalização, muros, dizer e não dizer, explosões verbais e toma como mote para muitos textos a obra do escritor gaúcho Vianna Moog.
A segunda parte do volume, chamada O Homem, fala da fábula envolvendo Aquiles e a tartaruga, do novo humanismo, de ação, máquinas desejantes e imagens, fazendo referência ao filme Em águas profundas, de David Lynch.
O terceiro grande tema enfocado pelo autor é Ética, a partir das doze tábuas, dos dez mandamentos e da Crítica da razão prática, do filósofo Emmanuel Kant.
No desenvolvimento do assunto, Donaldo faz referências aos filmes O invasor, de Beto Brant, Tropa de elite, de José Padilha, e reflete sobre o tema central, desde as cavernas até o episódio terrorista das Torres Gêmeas.
Na parte final do volume, intitulada Lugares, o autor discorre sobre o lugar da arte, a terra, carência e utopias, mencionando Ulisses de James Joyce e Cem anos de solidão de García Márquez.
Nas páginas finais estão dezenas de referências bibliográficas, para que os leitores possam buscar maiores detalhes sobre os temas tratados e aprofundar, ainda mais, reflexões e conhecimentos sobre os relevantes temas contemporâneos tratados.
Realizando costuras inéditas, trançando abordagens diversas e estabelecendo cortes transversais, Donaldo Schüler oferece aos leitores caminhos e possibilidades variadas para o estudo e a compreensão dos temas tratados, temas que fazem parte de nosso cotidiano e que merecem olhares atentos.
Fronteiras e Confrontos tem 200 páginas e foi publicado pela Editora Movimento, telefone 3232-0071.
Bem ainda que a sexta-feira seja cor de cinza por aqui e temperatura muito baixa, é bom saber que você está bem e que estará retornando as suas aulas hoje. Um ótimo fim de semana para todos nós
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário