Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
04 de setembro de 2008
N° 15716 - LF VERISSIMO
Novos espaços
A publicidade vive atrás de “mídia” nova, ou espaços para propaganda além dos tradicionais.
Me ocorreu que neste novo momento da vida nacional, com o Ministério Público e a Polícia Federal investigando, indiciando e prendendo gente que antes ninguém poderia imaginar, abriram-se oportunidades inéditas para agências e anunciantes inovadores.
Os novos acusados são notícia justamente porque são surpreendentes, e como tal atraem a atenção da imprensa e do público.
Por que não se pensar no corrupto célebre como veículo publicitário?
O momento favorece o marketchim inovador. Saímos de uma fase de impunidade total para uma de responsabilização parcial, ou experimental, da corrupção. Empresários e políticos começam a ser presos com alguma regularidade.
Como raramente ficam presos, as cenas de detenção espalhafatosa e saídas depois do habeas corpus também espalhafatosas se repetem, com grande cobertura grátis da imprensa.
A polícia poderia ser convencida a colaborar, fornecendo macacões para os detidos famosos como os de pilotos da Fórmula-1, com amplos espaços para grifes.
Outra coisa: os dossiês. Pelo menos em tese, esses dossiês que há anos cruzam os ares e circulam pelas redações do país – quando não são inventados, claro – vêm em pastas, e cada pasta tem duas capas. Ou seja, quatro exemplos de mídia ainda não aproveitada.
O próprio governo poderia comprar espaço nas capas e contracapas dos dossiês para anunciar seus programas e serviços, já que seu público-alvo é o dos chamados “formadores de opinião”. Tendo apenas o cuidado de anunciar em todos para não dar a impressão de estar favorecendo ou discriminando este ou aquele acusador ou corrupto.
Outro exemplo: a revelação de que o banqueiro extraditado Cacciola estava comendo lagosta na prisão indignou muita gente, mas poderia ter levado algum publicitário empreendedor a procurar o fornecedor da comida do Cacciola e sugerir uma campanha. “Torne-se cativo da nossa lagosta você também”, ou algo parecido.
O próprio Cacciola poderia gravar um testemunho, ou ser convidado a fazer um programa para a TV diretamente da prisão, com recomendações de pratos para pedir na cela e os vinhos correspondentes.
Outro exemplo... Mas chega. Quem já trabalhou em publicidade sabe que uma coisa de que o público não gosta é ironia demais.
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