segunda-feira, 6 de dezembro de 2021


04 DE DEZEMBRO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO

A longa travessia de Pedro

Poucos pais podem medir o orgulho sentido pelas conquistas dos filhos como Pedro Figueiredo, 63 anos. No seu caso, o cálculo é exato: 1,4 mil quilômetros. Essa foi a distância pedalada pelo ativista ambiental, de Porto Alegre até o Rio de Janeiro, para a formatura de Agostinho Figueiredo como oficial aspirante na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

- Cheguei lá e os colegas mandando mensagem para ele, centenas, dizendo teu pai é insano, Figueiredo - diverte- se, sobre a reação dos amigos do jovem.

A saga foi iniciada na capital gaúcha em 4 de novembro. A chegada à cidade de Resende, sede da Aman, ocorreu no dia 24, e a graduação três dias depois, como mostra uma fotografia em família, junto da mãe, a comissária de polícia Iolanda Pinto Lopes, o padrasto, músico Desidério Souza, e o pai.

- Fiz isso para homenagear o esforço dele. Chegar em Agulhas Negras exigiu três anos de estudo, com 10 horas por dia, só para passar na prova, e depois mais cinco anos de curso. Merecia que eu fizesse algo diferente para destacar essa conquista - complementa.

Além da deferência ao filho, ele afirma ter tido como objetivo conscientizar os jovens sobre o cuidado com o meio ambiente, pelo incentivo de utilizar veículos que não gerem poluição.

No caminho do Sul ao Sudeste, Figueiredo recebeu apoio de outros ciclistas e de famílias que lhe hospedaram voluntariamente ao tomar conhecimento de sua missão - reportagens nas afiliadas da Rede Globo foram seguidas de uma série de publicações em portais de notícias do centro do país.

No total, foram 20 dias de viagem, sendo 18 de pedaladas.

TIAGO BOFF

Nenhum comentário: