02 DE ABRIL DE 2021
INFORME ESPECIAL
A prefeitura gaúcha que paga os juros dos seus empresários
Uma cidade no norte do Estado criou um programa para ajudar os empresários que tiveram de fechar as portas em função da pandemia. Os cofres públicos de Marau já estão pagando os juros de empréstimos de até R$ 10 mil, contraídos por empreendedores em busca de oxigênio financeiro.
A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e os pedidos começaram nessa semana.
Os professores da rede municipal também estão recebendo atenção especial. O prefeito, Iura Kurtz, anunciou o pagamento de até R$ 1 mil para a aquisição de computadores, para que possam ministrar aulas remotas. O projeto já está na Câmara.
100%
Meta cumprida. Todos os municípios gaúchos responderam a pesquisa enviada pela Famurs sobre necessidades logísticas para a vacinação. A iniciativa faz parte do movimento Unidos pela Vacina, que une entidades, empresas, empresários, profissionais liberais e vários outros atores sociais em todo o Brasil. Agora, o Instituto Floresta intensificará a mobilização para incentivar as doações que cubram as necessidades identificadas.
Recompensa
O gauchinho Pipe, de Santa Cruz do Sul, que chamou atenção em março ao oferecer cupcakes aos trabalhadores da prefeitura que consertavam uma tubulação em sua rua, foi recebido pela prefeita Helena Hermany na quarta. Acompanhado pela mãe Tatiana, presentou o gabinete com um bolo e recebeu utensílios para confeitaria e um uniforme da equipe de obras do município.
Letargia
Enquanto milhares de jovens gaúchos e suas famílias esperam, literalmente, sentados, reina a indefinição da UFRGS em relação ao vestibular.
Se a maior universidade pública do RS aguarda por certezas em relação à pandemia, vai demorar ainda muito mais. Enquanto isso, os prejuízos se avolumam.
Ronco
Não são só os motoboys os responsáveis pelo barulho nas cidades gaúchas. Outra parte do problema também transita sobre duas rodas: as motos esportivas. São maiores e bem mais caras. Originalmente, foram projetadas para estradas ou para competições. Mas viraram tendência. Assim como acontece com os motoboys, é uma minoria que transforma as avenidas da cidade, densamente habitadas por famílias, em pistas onde o prazer de acelerar se sobrepõe ao respeito e à liberdade do outro.
Ainda sobre os motoboys, a EPTC apertou a fiscalização. Mais do que punir, o trabalho dos agentes ajuda a promover saúde e garantir vida - dos entregadores e de toda a população. Uma das frentes é o contato com as grandes empresas que distribuem seus produtos por telentrega. Elas também são responsáveis pelo combate à poluição sonora e pela paz no trânsito. Afinal, são as suas marcas que viajam sobre duas rodas.
Do bem
A ONG Emancipa lançou nova campanha de arrecadação de recursos para auxiliar nas ações de distribuição de cestas básicas, quentinhas, kits de higiene e outros itens essenciais a famílias necessitadas. As doações podem ser feitas através da vakinha no link: http://vaka.me/1952247. A iniciativa conta com o apoio da deputada estadual Luciana Genro.
Espaços
A divulgação do manifesto Consciência Democrática, assinado por seis pré-candidatos à Presidência, é um sinal positivo de convergência. A má notícia é que a polarização dos extremos é tanta, mas tanta, que Ciro Gomes agora cabe, com folga, no centro.
Presente
Os profissionais da saúde do Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, e as equipes responsáveis pela vacinação contra a covid-19 receberam 400 exemplares do livro Gramado - Brasil, doados pelo fotógrafo Leonid Streliaev. - Vão durar mais do que a pandemia - disse Leonid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário