terça-feira, 13 de abril de 2021



13 DE ABRIL DE 2021
INFORME ESPECIAL

Pix errado, final feliz

Evelin Chiesa de Freitas tem 19 anos e trabalha como auxiliar de injetora de cera em uma fábrica de joias em Guaporé. Na semana passada, recebeu o aviso de transferência de um pix de R$ 8,6 mil para a sua conta, valor superior ao que recebe por mês como salário. Na hora, se deu conta de que havia ali um engano.

No mesmo momento, em Porto Alegre, a professora universitária Andrea Leal levava um susto ao se dar conta que havia feito a transferência para a conta errada. Logo pensou nas eventuais dificuldades que teria para reverter o engano. Nem imaginava que, em Guaporé, a Evelin já buscava um jeito de encontrá-la para desfazer o erro. Foi tudo muito rápido. As duas se falaram, Evelin foi até o banco, mas não conseguiu realizar a operação pelo caixa eletrônico, devido ao valor elevado. Entrou na agência, esperou na fila e em alguns minutos o dinheiro estava de volta na conta de Andrea.

- Não era meu e nunca pensei em ficar - conta Evelin.

- Foi um ato de grandeza - elogia Andrea.

Procempa aumenta controle

"Demonstrar o compromisso com a integridade aumenta a confiança do cidadão no governo". É baseada nessa crença que Letícia Batistela, há pouco mais de dois meses na presidência da Procempa, anunciou a criação da área de compliance da companhia - conjunto de normas e procedimentos para cumprir e fazer cumprir normas legais e regulamentos.

André Luiz Pontin, advogado e consultor, assumiu o desafio de liderar a área.

- Nosso papel será consolidar um conjunto de políticas e mecanismos capazes de prevenir, detectar a remediar atos de corrupção e fraude - explica.

O robô e a doação da família Gerdau Johannpeter

Uma doação de R$ 15 milhões, feita pela família Gerdau Johannpeter, possibilitará o início das cirurgias robóticas na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os recursos foram usados para adquirir o robô Da Vinci XI.

- Trata-se de um robô completo, capaz de realizar cirurgias de altíssima complexidade, somando diversos benefícios aos nossos pacientes, como a diminuição da dor pós-operatória, redução do risco de infecção e de sangramento, aliados a maior precisão cirúrgica - explica o diretor médico da Santa Casa, Antônio Kalil. Localizado no Hospital São Francisco, o centro de simulação do Instituto de Cirurgia Robótica irá treinar médicos cirurgiões de todo o país, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

O diretor-geral da Santa Casa, Julio Matos, comemora:

- É um grande marco para o nosso hospital, e, consequentemente, para aqueles que confiam na nossa instituição para o restabelecimento da sua saúde.

O serviço entra em operação nas próximas semanas e terá o nome de Instituto de Cirurgia Robótica Helda Gerdau Johannpeter.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: