26 DE ABRIL DE 2021
ACERTO DE CONTAS
As mães da Capital
Para fugir da curva dos estudos do varejo para o Dia das Mães, o Núcleo de Pesquisas do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) entrevistou mulheres com filhos sobre o impacto que sentiram por conta da pandemia, com a ideia também de analisar o perfil das chamadas "mães multivalentes", que acumulam funções como mãe, profissional, esposa e dona de casa. Chamou atenção que 36,6% das que trabalham tiveram redução salarial, sendo que 22% delas perderam a maior parte da renda. Entre as mães que não estão trabalhando, 53,3% foram demitidas e, destas, metade deixou de procurar emprego, enquanto 20% faz atividade extra em busca de renda.
As entrevistadas foram questionadas ainda sobre as dificuldades impostas pela pandemia, e as mais citadas foram: tempo para a vida pessoal (75,6%); financeiras (71,6%); conciliar vida profissional com o cuidado com filhos (42,5%); conciliar o relacionamento amoroso com o cuidado com filhos (28,3%).
Também foram feitas perguntas sobre os desejos pós-pandemia (o que serve de forte orientação para os negócios com o avanço da vacinação):
reunir-se com amigos e familiares (74,8%); viajar (49,6%); cuidar da saúde e fazer atividades físicas (28,3%); frequentar teatro, cinema, shows e museus (23,6%); repensar gastos (9,4%); cuidar da saúde mental (8,7%); planejar uma reserva financeira (8,7%); mudar de profissão, de emprego ou empreender (7,1%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário