quinta-feira, 29 de abril de 2021


29 DE ABRIL DE 2021
DAVID COIMBRA

A recordação mais importante que um filho tem de um pai

Se você é amigo da Kelly Matos e vai fazer aniversário, prepare-se! A Kelly pode transformar o seu aniversário num kerb. Numa oktoberfest. No meu caso, aprilfest. Porque a Kelly, se estiver inspirada, é capaz de fazer do seu aniversário um evento de dias, às vezes de semanas.

Comigo ela aprontou o seguinte: pediu vídeos para os meus amigos falando de mim. Há duas semanas ela me manda três ou quatro desses vídeos por dia. Até o dia do meu aniversário, que foi agora, 28, recebi uns 60 vídeos! E vou dizer para você: me fizeram muito bem. Estou, como você sabe, me recuperando de uma cirurgia e dos episódios pós-cirurgia. Além disso, estou arrematando o tratamento com sessões de radioterapia comandadas pelo doutor Fernando Obst, da PUC. Minha intenção é, depois disso tudo, ficar como aquele carango seminovo que você cobiça na revenda, com meus 100 mil cá emes rodados e as lembranças de algumas velhas chapeações e pinturas, mas pronto para levar você até o fim do Brasil, se for preciso.

Essa é a ideia.

Mas, antes, preciso enfrentar algumas contingências. Pois os meus amigos, com suas manifestações de carinho, fizeram com que essas contingências se abrandassem e que me reerguesse, que me sentisse melhor e que olhasse para aquele local inalcançável, o futuro, com muito mais otimismo.

Uma das mensagens que me tocou a Kelly não mandou para mim. Ela deixou para divulgar no rádio, durante o Timeline, da Gaúcha. Foi do meu filho Bernardo, de 13 anos. Ele contou sobre um dia que considera especial: quando o levei para assistir a um jogo dos Red Sox no histórico Fenway Park, um dos mais antigos estádios das Américas. Naquela noite, nós comemos o tradicional cachorro-quente do beisebol americano, sentamos nas arquibancadas, vimos o jogo sem entender nada do que estava acontecendo e nos divertimos muito.

Meu filho recordou:

- Foi a primeira vez que eu e meu pai saímos só nós dois em Boston. Foi um dia ótimo para mim, que mostrou como nós somos os melhores amigos do mundo.

Aquela noite também foi ótima para mim, mas, até agora, não era especial. Tornou-se, obviamente.

Isso, essa lembrança de um momento juntos, é sempre o que marca as pessoas. Um filho talvez pudesse recordar de algum sábio conselho que seu pai deu, ou de algo que o pai fez que o orgulhou. Não. Ele se lembra do jogo em que foram juntos. Não recorda de nada de extraordinário que vocês fizeram, apenas lembra que estavam lado a lado.

É o que temos de fazer com as pessoas que a gente ama. Não precisamos fazer nada grandioso, não precisamos pronunciar sentenças inteligentes ou declamar sonetos de Camões. Bastar estarmos juntos. É o que mais quero de presente de aniversário: estar junto dos meus amados amigos.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: