sábado, 17 de abril de 2021


17 DE ABRIL DE 2021
JULIA DANTAS

PENSAMENTO POSITIVO

Foi apenas neste ano que conheci o conceito de positividade tóxica, e achei-o fascinante. A positividade tóxica se dá quando, não importa o que esteja acontecendo, a pessoa mantém uma atitude forçadamente positiva, tentando impor aos outros essa postura e silenciando as emoções negativas. É quando você comenta com alguém que está ansioso, triste e preocupado porque perdeu o emprego, e a pessoa responde que "toda crise é uma oportunidade", ou que "basta pensar positivo", ou ainda que "é só ter força de vontade para superar isso".

Nunca vi força de vontade ser aceita no caixa do mercado, então essa é sempre a frase que mais me perturba. A gente poderia unir os 14 milhões de desempregados mais os quase 6 milhões de desalentados do Brasil numa imensa corrente de pensamento positivo e isso não pagaria a conta de luz de ninguém.

Claro que é uma coisa ótima encontrar modos de obter uma perspectiva construtiva sobre os nossos problemas, mas convém não perder contato com a realidade. Como dizem por aí - e já faz tempo -, ou você é feliz ou é bem-informado. Ao longo do último ano, todo brasileiro precisou de um período de desintoxicação após ler o noticiário, pois, assim como há males que vêm para o bem, há males que só vêm para o mal mesmo.

Qual o lado bom no fato de que, mês passado, mesmo diante da perspectiva de mais um ano letivo em EAD, o presidente da República ter vetado o projeto que garantiria internet grátis a alunos e professores da rede pública? Como alguém pode ver algo de bom no fato de que o ministro da Justiça gasta seu (muito bem pago) tempo abrindo processos contra quem critica o presidente em público? Cinco pessoas foram presas em Brasília por segurarem uma faixa que dizia "Bolsonaro genocida" e trazia uma caricatura dele com chifres. A gente deve olhar para isso e ficar satisfeito que pelo menos ele sabe ler?

Qual o lado positivo do fato de que o (primeiro) ano da pandemia foi também o ano com a menor verba para combate ao trabalho escravo em toda a década? A gente deveria ficar feliz que pelo menos a verba foi reduzida em 40%, mas não foi zerada? Não sei vocês, mas eu ando cansada de viver num país onde "pelo menos" virou a norma de sobrevivência.

A gente se vê obrigado a pensar que o governo colocou no ar um site oficial que receitava cloroquina até para bebês, mas pelo menos o site foi tirado do ar rapidamente graças a uma denúncia da imprensa. É para ficar feliz? Faltou oxigênio, faltou leito, faltou UTI, mas pelo menos não faltou caixão? Insistiu que era gripezinha, falou mal e não comprou vacina, fez rodízio de ministro da saúde, chamou os preocupados de histéricos, atacou jornalistas rotineiramente, mas pelo menos vai ter CPI?

Eu sei lá. Sempre fui otimista, mas acho que sob esse governo o que a gente precisa se permitir sentir é raiva mesmo. Raiva e vontade de criar dias melhores. Milhões de pessoas unidas numa corrente de pensamentos não pagam um mísero boleto, mas viram uma eleição. Pensamento positivo para mim é esse.

JULIA DANTAS

Nenhum comentário: