Um Cristo em construção
Com 43 metros de altura (somando o pedestal e a imagem), a estátua do Cristo Protetor de Encantado, que começou a ser erguida em 2019, está entrando na fase final de construção e tem previsão de inauguração para o fim do ano.
Nos últimos dias, foram içados os braços e a cabeça do Cristo, que será, segundo a Associação Amigos do Cristo de Encantado, um dos maiores do mundo considerando apenas o tamanho da estátua (37 metros), ultrapassando estruturas semelhantes como a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (30 metros), e a do Cristo Rei, na cidade de Swiebodzin, na Polônia (33 metros).
A estátua gigante fica na área do Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi - o espaço foi doado por famílias que idealizaram a construção, há quase uma década. De acordo com Rafael Fontana, integrante da Associação Amigos do Cristo de Encantado, o movimento foi encampado por Adroaldo Conzatti, que foi prefeito do município do Vale do Taquari e faleceu em março deste ano.
O monumento, que tem custo total estimado em R$ 2 milhões, é bancado exclusivamente por doações de pessoas físicas e de empresas. O projeto envolveu arquitetos e engenheiros voluntários.
A proposta inclui ainda um elevador interno, que conduz à região do peito do Cristo, que fica a aproximadamente 40 metros de altura, onde estará um mirante de onde será possível avistar até mesmo o município de Bento Gonçalves, na Serra - a cerca de 40 quilômetros de distância. Os organizadores do projeto acreditam que a estátua se transformará em ponto turístico importante da região.
O momento em que os braços e a cabeça do Cristo foram içados nos últimos dias foi um instante de "renovação da fé e da esperança", contou Fontana:
- Não teve um cidadão da cidade que não se emocionou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário