quinta-feira, 8 de abril de 2021


08 DE ABRIL DE 2021
INFORME ESPECIAL

Projeto para o centro de Porto Alegre será apresentado amanhã

Uma das promessas de campanha do prefeito Sebastião Melo, a melhoria do centro da Capital ingressa em nova etapa nessa semana. O projeto multidisciplinar para a área será apresentado internamente, nessa sexta-feira, pelo secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer. São ideias que contemplam segurança, patrimônio histórico, mobiliário urbano, mobilidade, economia e espaços de convivência, entre outros pontos.

A ideia é envolver várias secretarias, empresas, entidades e órgão públicos. Schirmer também vem se debruçando sobre temas pontuais. O mais simbólico é o Mercado Público. Com a concessão sob disputa judicial e o entendimento jurídico de que a entrega da gestão aos permissionários sem uma licitação não é possível, a prefeitura busca um caminho para garantir investimentos, melhora dos serviços e viabilidade econômica dos empreendedores lá instalados.

Outra frente de Schirmer é o Esqueletão, edifício inacabado na Marechal Floriano. Deve ser assinado nos próximos dias o contrato com a UFRGS, que fará uma análise estrutural profunda do prédio. A estimativa é de que, em 90 dias, o laudo fique pronto. A partir da indicação de que a estrutura deva ser demolida ou da possibilidade de aproveitamento do que já existe, o caminho será traçado.

Para completar, o secretário vem estudando o Muro da Mauá. A ideia de demolição ganha corpo, apoiada por análises técnicas de especialistas. Mas nada está definido. Nos próximos dias, essa discussão deve se intensificar.

Prodígio

Em tempos de notícias ruins sobre o Brasil, o Wall Street Journal publicou a incrível história de Mateus Costa-Ribeiro, de Brasília, que ganhou uma ação no STF para ingressar na UnB antes de terminar o ensino médio e se formou em Direito com 18 anos. Mateus se tornou um dos alunos de mestrado mais jovens de Harvard, antes mesmo de completar a "idade legal para poder consumir álcool". Com 21 anos, deve ser admitido hoje pela New York State Bar, associação de advogados que autoriza seus integrantes a atuarem profissionalmente. O brasileiro é um dos mais jovens a ser aceito pela entidade nas últimas décadas.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: