sábado, 8 de novembro de 2014


09 de novembro de 2014 | N° 17978
ANTONIO PRATA

Balancete

Baseada nos livrinhos e filminhos vistos neste primeiro ano de vida, minha filha pode tirar algumas conclusões: 1) A humanidade é um empreendimento essencialmente rural. Vacas pastando, galinhas ciscando e porcos chafurdando são a vista mais comum de qualquer janela. (As janelas da nossa casa é que devem estar com algum defeito. Talvez seja possível solucioná-lo com o controle remoto). 2) O ecossistema preponderante é o brejo e o animal mais frequente é o sapo (o cururu, o que não lava o pé). Senão, por que apareceria em tantos livros e desenhos? 3) Apesar de ser o bicho mais frequente, o sapo não é o líder da bicharada. É subordinado (assim como eu e minha mulher) ao rei dos animais, estrela maior da natureza, ponto máximo da criação: a Galinha Pintadinha.

* Fico pensando se não é estranho apresentar o mundo como se fosse uma fazendola cercada por brejos, com um ou outro ponto de savana africana, mas qual seria a alternativa? Fazer livrinhos em que uma máquina de lavar se apaixona por um fogão? Produzir a animação Um Dia no Trânsito ou Piquenique no Reator?

*  Minha filha nunca viu um sapo ou uma vaca, na vida real, mas diante dos livrinhos, quando perguntamos “Cadê o sapo?”, “Cadê a vaca?”, ela aponta e a gente aplaude, feliz, “Eeeeee!”. Pra ela, contudo, nã passam de traçs, abstraçõs. Se em vez de bichos tivésemos mostrado livros de artes pláticas, perguntarímos “Cadê o Miró”, “Cadê o Rembrandt?”, “Cadê o Abaporu?”, ela apontaria o dedinho pras pinturas e comemorarímos, felizes “Eeeeee!”. Pra que serviria isso? Pra nada, é só uma observação.

* Eis a hierarquia do mundo, segundo minha filha: 1) Galinha Pintadinha (a múica Mariana Conta Um éa favorita, ultimamente) 2) Mã. 3) Mamadeira. 4) Silene. 5) Uva. 6) Palavra Cantada. 7) Tirar todos os sapatinhos do armáio. 8) Colocar todos os sapatinhos de volta no armáio. 9) Banho. 10) Pai.

*  (Mentira, eu venho em segundo, quase empatado com a Galinha Pintadinha, numa ascensã meteóica e inacreditáel –pensar que apenas seis meses atrá eu era tratado como o estagiáio da mã! – mas se escrevo isso teremos séios problemas aqui no brejo).

* Eis a lista dos desgostos: 1) Ir pro berço. 2) Enxaguar a cabeça. 3) Sair do banho. 4) Trocar a fralda antes da mamadeira, de manhã 5) Não ter acesso imediato a todo alimento que qualquer pessoa estiver comendo num raio de 20 metros. 6) Ficar com as mãos meladas 7) Ir pro colo quando quer brincar no chã. 8) Ir pro chã quando quer ficar no colo. 9) Comer abobrinha com frango quando nó estamos comendo lasanha. 10) Comer lasanha quando nó estamos comendo abobrinha com frango. (O problema é menos a comida do que ficar fora do programa).

*Uma coisa que aprendi neste primeiro ano: ter filho não é tão difícil quanto dizem. Difícil é passar horas, dias, semanas, meses cantando mentalmente “é um, é dois, é três, é quatro, é cinco, é seis, é sete, é oito, é nove, é dez, é Ana, viva Mariana, viva Mariana!”. Dez elefantes incomodam muita gente: uma Mariana incomoda muito mais.

Nenhum comentário: