sábado, 8 de novembro de 2014


09 de novembro de 2014 | N° 17978
CÓDIGO DAVID | David Coimbra

A guardinha

Tem uma policial que fica todos os dias na rua detrás do colégio do meu filho, aqui em Boston. É por lá que o levamos à escola. Vamos, eu ou a Marcinha, vamos a pé, conduzindo-o pela mão. É perto. As escolas do ensino básico e fundamental são municipais. Você não escolhe onde seu filho vai estudar: inscreve-o numa espécie de secretaria de educação e eles definem o colégio de acordo com o seu endereço residencial. Então, as escolas são sempre próximas das casas dos alunos, ninguém vai de carro. Por isso, a pequena rua atrás da escola do meu filho é um acesso muito usado pelos pais dos alunos. Donde a guardinha.

Agora tem o seguinte: essa ruazinha é exatamente isso: uma ruazinha. Há escasso movimento de carros. Passa um... três ou quatro minutos depois passa outro... e dê-lhe reticências entre um e outro... e eles rodam devagar, a uns 30 por hora, se tanto. Quer dizer: a guardinha que fica ali, controlando o trânsito, é um excesso de zelo da administração pública. Não precisava, por Deus. Mas, todos os dias, nos horários de entrada e saída dos alunos, lá está ela, vigilante feito um dobermann.

Ela é simpática, sorridente e saúda a todos com um good morning vibrante de animação. Usa cabelos curtos, é retaca e meio gordinha. Parece cheia de energia. Quando me vê, lá na outra esquina, vai para o meio da rua, estende a mão num gesto vigoroso e, com um ar grave, detém qualquer veículo que esteja se aproximando.

Às vezes, eu e o Bernardo estamos longe, a uns cem metros de distância, mas ela, incontinenti, segura o trânsito até que atravessemos a rua. Fico constrangido, ela podia deixar o carro passar, podia deixar 20 carros passarem, que eu ainda não teria chegado à faixa de segurança onde ela está, mas não adianta: a guardinha nunca vacila quando pode dar prioridade para o que chama de “minhas crianças”. E os motoristas esperam, obedientes, sem traço de impaciência.

Não estou acostumado com esses mimos e, francamente, não vejo problema em dar uma acelerada para fugir do trânsito quando atravesso a rua, nem de esperar um pouco na calçada para que os carros passem. Assim, se estou distante e noto que a guardinha vai deter um carro por minha causa, me dá certa inquietação, estugo o passo e puxo o Bernardo pelo braço para não deixar que o motorista fique aguardando muito tempo por mim.

Bom. Uma manhã dessas, entrei na ruazinha e vi a policial lá adiante, sobre a faixa de segurança, cuidando do tráfego, que era nenhum. Percebi que ela me viu. E lá na outra esquina, tão longe, de mim distante, um carro surgiu. A guardinha estufou o peito, deu três passos e postou-se no meio da rua, disposta a usar sua autoridade para proteger a nossa integridade física. Ela ia parar o carro. Eu e o Bernardo poderíamos atravessar a rua e voltar umas 10 vezes, antes que o carro chegasse perto, mas ela ia pará-lo. Aí fiz o seguinte: não continuei até a faixa de segurança.

Atravessei a rua antes, no ponto em que estava. Quando o carro parou, eu e o Bernardo já estávamos havia muito tempo a salvo, na calçada. Segui caminhando e, ao cruzar pela guardinha, ela me olhou. Não falou nada, não deu o good morning usual. Apenas me olhou, e no seu olhar havia tristeza. Mais: havia frustração. Pior: decepção. Ela estava decepcionada comigo.

Ia para lá todos os dias, de manhã cedo, com chuva, sol ou neve, tudo só para preservar a minha segurança e a do meu filho, e eu a desprezara. Ingrato. Um maldito ingrato, era o que eu era. Deu-me um aperto no coração, tive vontade de correr até ela e pedir desculpas, jurar que seus préstimos eram indispensáveis para o meu dia, mas estávamos atrasados. Segui com o Bernardo para o colégio.

Não foi um bom dia, não mesmo. Mas, na manhã seguinte, me recuperei. Quando cheguei à faixa de segurança, não havia nenhum carro por perto, e ainda assim parei. Fiquei esperando no meio-fio até que a guardinha olhasse para mim e, com um aceno largo, me mandasse atravessar a rua, enquanto olhava para os dois lados, atenta ao aparecimento de qualquer veículo ameaçador. Atravessei, sorrindo para ela, respondendo ao seu good morning com entusiasmo de quem se sentia protegido. E não cheguei à calçada do outro lado sem antes repetir:

– Obrigado. Muito obrigado por sua ajuda.


Ela respirou fundo, orgulhosa do dever cumprido. Respirei fundo também. Estava começando um bom dia nas paragens geladas da Nova Inglaterra.

Nenhum comentário: