sábado, 15 de novembro de 2014


15 de novembro de 2014 | N° 17984
CLÁUDIA LAITANO

Pegação

Não há nenhuma evidência científica, mas estou convencida de que a minha geração foi a primeira a “ficar” na festa. Ali, no finzinho dos anos 70, talvez um pouco antes, já eram comuns os casaizinhos de ocasião, formados para meia dúzia de beijos e sem qualquer perspectiva de romance sério à vista. Não era algo que se corria para contar para a mãe, mas era do jogo – e marcava uma diferença bem nítida em relação ao comportamento social da geração anterior de adolescentes.

O tempo passou, o verbo ficou – assimilando, aos poucos, novos arranjos românticos conforme a época. Se antes ficava-se com uma pessoa de cada vez a cada noite (juro, mãe!), a geração multitarefa tratou de popularizar a ficação em série em uma única festa (o que, cá entre nós, contradiz o próprio termo, que parece exigir um mínimo de permanência no tempo e no espaço para fazer algum sentido). Talvez por isso mesmo, porque essa imobilidade implícita da palavra não combina com a era mobile, nos últimos tempos o plácido “ficar” foi perdendo espaço para o afoito “pegar”.

Quando a gente implica com uma nova palavra, é preciso parar um instante para refletir. Uma gíria é sempre o reflexo de suas circunstâncias, e portanto é possível que algumas novas expressões nos incomodem exatamente porque nos lembram como estamos distantes da nossa própria juventude. Acho que não é o caso aqui.

Nunca gostei do termo “pegar” – e por diferentes motivos. Para começar, há algo desconfortável na ideia de empregar, para o encontro entre duas pessoas por mais rápido e fortuito que seja, o mesmo verbo que usamos para nossos contatos com xícaras, ônibus e resfriados. “Pegar” alguém parece atender a uma urgência nervosa e solitária, que dispensa reciprocidade. Diante de “pegar”, “ficar” é Romeu e Julieta.

Na semana que passou, um abaixo-assinado no site Avaaz pedia a proibição da vinda ao Brasil do americano Julien Blanc, que ministra palestras em que ensina como “pegar mulheres” e é acusado de disseminar a cultura do estupro e do sexismo. Blanc, que tem compromissos agendados no Rio e em Florianópolis em janeiro, autodenomina-se um PUA (“pick up artist” ou “artista da pegação”). Recentemente, foi deportado da Austrália depois de uma petição online semelhante à do Brasil.


Em suas palestras mundo afora, Julien Blanc não apenas autoriza os homens a serem violentos contra as mulheres, como faz parecer que é “cool” ignorar o desejo alheio para fazer valer o próprio. De certa forma, leva a ideia de “pegar” ao seu limite de impessoalidade e solidão. O problema não é apenas que exista gente ganhando dinheiro com isso, mas que possa haver tantos homens dispostos a pagar para aprender a serem cafajestes – e tão poucos cafajestes interessados em aprender a ser homens.

Nenhum comentário: