quinta-feira, 13 de novembro de 2014


13 de novembro de 2014 | N° 17982
LUCIANO ALABARSE

O TEATRO BRASILEIRO PRECISA SE REINVENTAR

Império é uma novela ótima. Se você torce o nariz para o gênero e não dá o braço a torcer, não sabe o que está perdendo. Os incensados seriados americanos, que arrancam rasgados elogios, inclusive como superiores à maioria dos lançamentos cinematográficos atuais, não são melhores. Não houve propaganda eleitoral ou horário de verão que afastasse a audiência crescente. Folhetim shakespeariano, a novela não decepciona.

Oferece ao público o que o público espera: luta pelo poder, traições desmedidas, tramas paralelas eletrizantes. Sem falar que a dupla de protagonistas, Lilia Cabral e Alexandre Nero, carrega a novela nas costas, com atuações impecáveis. Merecem aplausos e prêmios. Império é mais eficaz do que a maioria das estreias teatrais do ano.

O teatro brasileiro, aliás, precisa se reinventar urgentemente. Fernanda Montenegro, atriz referencial, diz que está fazendo “teatro de catacumba”. Sem pompas, tem preferido apresentar seus monólogos em circuitos de periferia. Fernanda Torres, sua filha, aponta impasses cruciais em relação a um ofício cada vez mais subserviente às regras mercadológicas das leis de incentivo.

Para além das reivindicações atreladas às sempre minguadas verbas estatais, a questão estética praticamente desapareceu como prioridade da discussão teatral. O que montar hoje no Brasil? Qual o papel do Estado diante desse quadro de imprecisão?

Thomas Bernhard enfatizou: a melhor forma de matar o talento de um jovem artista é subsidiá-lo. Jovens artistas, porém, reivindicam mamar nas tetas do governo como se fosse a coisa mais natural do mundo. O cachê nosso de cada dia parece ser sua única prerrogativa.


Profissionais experientes, por outro lado, aos poucos desistem de sua trajetória. Programas consistentes para a produção teatral, sem assistencialismos paternalistas, deveriam ser pauta prioritária das novas autoridades culturais do país. Sem bom teatro, um país é só rascunho. Pense nisso. E vá ao teatro.

Nenhum comentário: