sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Jaime Cimenti

Guia completo da arte ocidental

História ilustrada da arte: os principais movimentos e as obras mais importantes (Publifolha, 402 páginas, tradução e consultoria de Maria da Anunciação Rodrigues, R$ 99,00), com consultoria geral do professor inglês Ian Chilvers, em síntese, é um guia completo, com textos e ilustrações, para entender a evolução das artes visuais no Ocidente, através de um extenso panorama, biografia de artistas e contextualização histórica.

Da Pré-história à Idade Média é o título da primeira parte da obra, assinada por Iain Zaczek, autor de mais de trinta livros e especializado em arte celta e pré-rafaelita. Artes egípcia, grega e romana; primeiros cristãos e bizantinos; alta idade média e românico e gótico são os capítulos desta parte inicial.

Renascimento e Maneirismo, da escritora e historiadora Jude Welton, é a segunda parte do livro. O início do renascimento, o florescer, o alto renascimento, o renascimento veneziano e o do norte da Europa, o maneirismo italiano e fora da Itália, são os capítulos que mostram o importante período. Do Barroco ao Neoclassicismo, terceira parte, também de Ian Zaczek, fala de barroco italiano, flamengo e espanhol, holandês e francês, do rococó francês e fora da França e do neoclassicismo.

O Século XIX, da editora, escritora e historiadora Caroline Bugler, quarta parte, trata de romantismo, paisagem romântica, pré-rafaelitas, realismo, impressionismo, pós-impressionismo e simbolismo. A quinta parte, A Arte Moderna, assinada pela escritora e editora Lorrie Mack, trata de expressionismo, cubismo, início da arte abstrata, dadaísmo e surrealismo, expressionismo abstrato, pop art e op art, abstração recente e da tradição figurativa.

Aliando textos e imagens, em uma abordagem inovadora, a obra traz linhas do tempo, descreve a evolução da arte através das principais obras, aponta as fontes de inspiração e, importante, informa sobre momentos históricos e dados biográficos dos artistas, contextualizando as análises.


Em poucas centenas de páginas, o leitor poderá percorrer os milênios importantes para a história da arte. Nas páginas finais, um glossário, índice dos artistas e índice geral desta obra que mostra desde os primórdios da arte até as manifestações atuais, numa viagem estimulante pela arte, que está sempre em movimento.

Nenhum comentário: