sexta-feira, 14 de novembro de 2014


14 de novembro de 2014 | N° 17983
LÁGRIMAS AMARGAS

Elegia para Fassbinder

Com estreia hoje, peça desconstrói a vida e a obra do cineasta alemão

Há 10 anos, o diretor de teatro Clóvis Massa tomou conhecimento da peça Gotas dÁgua em Pedras Escaldantes, que o diretor de cinema e teatro alemão Rainer Werner Fassbinder (1945 1982) havia escrito ainda na juventude. Massa gostou tanto do texto adaptado para o cinema por François Ozon em 2000 que o traduziu para o português a partir de uma edição francesa. Sua ideia era fazer uma montagem brasileira, mas o projeto evoluiu quando se aprofundou em leituras sobre a biografia de Fassbinder. Daí veio a ideia: misturar vida e obra para contar a história do genial e polêmico criador, de quem se sabe que costumava tiranizar os atores de suas produções.

Foi em 2013 que o projeto tomou forma. Na ocasião, Massa encontrou outro aficionado pelo alemão: o dramaturgo Diones Camargo, que coincidentemente já havia realizado uma extensa pesquisa sobre o tema. Juntos, criaram a peça Fassbinder – O Pior Tirano É o Amor, que estreia hoje, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre.

O espetáculo mostra três momentos na vida de Fassbinder, que é representado por diferentes atores: o início ainda como diretor de teatro (interpretado pelo ator Luciano Pieper), a consolidação no cinema como realizador de obras-primas como As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (fase vivida por Frederico Vittola) e, finalmente, a etapa derradeira da vida e a morte prematura aos 37 anos (encarnado por Marcos Contreras). Completam o elenco Martina Fröhlich, Renata de Lélis, Rodrigo Shalako e Viviana Schames. Embora não configure um musical, a peça tem canções de Cláudio Levitan e da filha Carina Levitan.

– Quando tomamos contato com a biografia e com a obra do Fassbinder, percebemos que não há limite entre uma e outra. As personagens do filme As Lágrimas Amargas... têm um relacionamento igual ao que Fassbinder mantinha com seu amante. A forma como ocorreram as separações em ambos os casos é semelhante – compara Massa.

Diones Camargo criou o roteiro a partir de duas biografias, entrevistas e trechos de filmes e peças de Fassbinder. Diones é experiente em espetáculos sobre grandes criadores: já escreveu peças sobre Andy Warhol (Andy/Edie, encenada em 2006) e Nelson Rodrigues (Os Plagiários, de 2012).

– Quando Clóvis me convidou para o projeto, no ano passado, eu estava envolvido com o roteiro de um longa. Enquanto terminava aquele trabalho, revi muitos filmes do Fassbinder e assisti pela primeira vez a outros. Depois, acompanhei improvisações que o Clóvis e o elenco haviam criado, mas me afastei para escrever. Uns 80% da peça foram feitos separadamente do grupo – conta Diones.

É uma hora propícia para redescobrir Fassbinder no Brasil. No início do segundo semestre, o diretor Rafael Gomes apresentou, em São Paulo, a peça Gotas d’Água sobre Pedras Escaldantes.

marcelo.perrone@zerohora.com.br fabio.pri@zerohora.com.br

MARCELO PERRONE FÁBIO PRIKLADNICKI
FASSBINDER O PIOR TIRANO É O AMOR
FILMES FUNDAMENTAIS DE FASSBINDER
-O Desespero de Veronika Voss (1982)
Fassbinder retoma seu painel sobre o estado das coisas na Alemanha pós-II Guerra. Nos anos 1950, uma decadente estrela de cinema conhece jornalista que parece ser o único homem não interessado em explorá-la, como faz seu médico.
-Lili Marlene (1981)
Famosa cantora da Alemanha nazista vive romance proibido com um judeu e cai em desgraça ao final da guerra sob acusação de colaboracionismo.
-Berlin Alexanderplatz (1980)
Obra-monumento de Fassbinder. Realizada para a TV, descreve em 14 episódios, por meio da jornada de um homem que acaba de sair da prisão, o ambiente de tensionamento da Alemanha nos anos 1920, assolada pela crise econômica e germinando as condições para a ascensão de Hitler ao poder.
-O Casamento de Maria Braun (1979)
Um dos títulos mais populares do diretor. A história tem início no final da
II Guerra e segue até os anos 1950. Acreditando que o marido, militar nazista, morreu em combate, mulher se envolve com soldado americano.
-O Medo Devora a Alma (1974)
Depois de um começo de carreira influenciado pela nouvelle vague, Fassbinder se volta ao melodrama, assumidamente inspirado em Douglas Sirk – em particular, no filme Tudo que o Céu Permite (1955). Viúva branca de
classe média enfrenta o preconceito da sociedade ao se envolver com imigrante africano negro.
Direção de Clóvis Massa.
Texto de Diones Camargo.
Estreia hoje, às 20h. De sextas a domingos, sempre às 20h. Temporada até 30 de novembro. Classificação: 16 anos. Duração: 90 minutos.
Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307), fone (51) 3289-8000, na Capital.

Ingressos: R$ 20 (desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística). À venda no teatro, uma hora antes de cada sessão.

Nenhum comentário: