quinta-feira, 20 de novembro de 2014


20 de novembro de 2014 | N° 17989
DE FORA DA ÁREA | Adão Júnior

SELEÇÃO GAÚCHA, UM NOVO PROJETO

Quando se fala em seleção gaúcha, logo vem à mente aquele empate emblemático de 3 a 3 entre o selecionado do Rio Grande do Sul e a Seleção Brasileira, dia 17 de junho de 1972, no Estádio Beira-Rio, com 106 mil torcedores. Era o duelo de um Estado contra sua Nação, em resposta à não convocação do tricampeão mundial Everaldo pelo técnico Zagallo.

E assim, um combinado de jogadores da dupla Gre-Nal, entre eles Espinosa, Ancheta, Figueroa, Everaldo, Valdomiro e Claudiomiro, desafiou os canarinhos Leão, Piazza, Rivelino e Jairzinho. Um jogaço de seis gols e muita rivalidade. Seis anos depois, em 1978, uma segunda edição do confronto, menos tumultuado, mas igualmente disputado no mesmo Beira-Rio. Outro empate: 2 a 2, com a presença de Oberdan, Jorge Tabajara, Caçapava, Falcão, Tarciso e Éder, pelos gaúchos, e Nelinho, Batista, Toninho Cerezo e Roberto Dinamite, pela equipe nacional.

Antes disso, a seleção gaúcha já vinha participando de amistosos desde 1943 e até disputado o Pan-Americano de 1956 representando o Brasil. A última aparição foi em 1983. Depois disso, apenas formações de base em amistosos, principalmente contra o Uruguai. E é nessa batida de categoria de base que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) quer retomar a mística do uniforme verde, amarelo e vermelho.

O novo projeto, coordenado por César Cabral, da FGF, e pelo técnico especialista em base Julinho Camargo, resgatou a força dos gaúchos em um dos mais lendários estádios da América, o Centenário de Montevidéu. No dia 13 de novembro, a seleção gaúcha sub-19, com atletas de Grêmio, Juventude, Lajeadense, Cruzeiro-PoA, Aimoré, Pelotas, Esportivo e Veranópolis (São José-PoA e Inter não cederam atletas), venceu o Uruguai sub-20 por 2 a 1 dentro da casa deles, na preliminar do amistoso Fifa entre Uruguai e Costa Rica.


Em dezembro, os uruguaios, que se preparam para sediar o Sul-Americano sub-20, querem a revanche em Porto Alegre. E, em 2015, a seleção gaúcha tem programada uma excursão à Europa. A ideia é fortalecer o futebol gaúcho e revelar ao mundo os novos talentos da terra que consagrou Everaldo, Paulo Roberto Falcão, Carpegiani, Renato Gaúcho e o técnico pentacampeão mundial Luiz Felipe Scolari, entre dezenas de outros profissionais.

Nenhum comentário: