sexta-feira, 21 de novembro de 2014


21 de novembro de 2014 | N° 17990
ARTIGOS - CARLOS EDUARDO RICHINITTI*

MINHA CELA, MINHA VIDA

A Operação Lava- Jato, que desnuda a conhecida mas até então impune relação promíscua entre grandes empreiteiras e o poder público, renova a esperança, tal como o “mensalã”, de que essas verdadeiras aves de rapina, que háanos enriquecem à custas da miséia de milhõs de brasileiros, estejam ameaçdas, se nã de extinçã, ao menos de viver em cativeiro prisional.

Não me iludo e sei que o caminho para a punição de desvios é longo. A corrupção está institucionalizada no seio da sociedade brasileira, em especial no meio político, há muito estruturado em premissas e condutas viciadas, que começam no financiamento de campanhas e culminam na chantagem de só funcionar se interesses, nem sempre republicanos, forem atendidos.

A recém-finda campanha política é uma fotografia perfeita e acabada desse cenário corrompido. Os candidatos ocuparam quase todo o espaço disponível não para ganhar a confiança do eleitor com projetos ou propostas, mas, sim, para provar qual pertence ao grupo mais corrupto.

Triste, para dizer o menos. Surge, nesse cenário de es- curidão, uma nesga de luz. Uma polícia estruturada, um Ministério Público ativo e um Judiciário independente co- meçam a trabalhar em conjunto, apresentando resultados que entusiasmam.

Bendita delação premiada, que agora começa a vingar neste país. Flagrados, criminosos, para salvar a pele, oferecem a cabeça dos comparsas, fraqueza moral absolutamente coerente para quem vive do ilícito.

Também, na expectativa de redução da pena, comprometem-se a devolver parte do que foi apropriado e agora, de forma inusitada, já admitem construir casas, não de moradia, mas prisionais.

Quem sabe, a partir disso, não estejamos próximos do lançamento de mais um grande programa social – o “minha cela, minha vida”. Caso isso aconteça, tenho certeza de que as obras não serão superfaturadas, a qualidade das construções será boa e será um projeto de grande alcance, pois, se as coisas começarem a ser sérias neste país, muita gente, sem dúvida, vai se “habilitar” como beneficiária do programa.


*DESEMBARGADOR DO TJRS

Nenhum comentário: