segunda-feira, 3 de novembro de 2014


03 de novembro de 2014 | N° 17972
PAULO SANT’ANA

Vem aí um Gre-Nal proverbial

O Internacional nunca havia ganhado do Santos na Vila Belmiro. Esse tabu sempre foi amargado com o Santos jogando com todos os seus titulares e interessado na competição.

Vejam a sorte do Internacional: justamente ontem o Santos, que está empenhado na Copa do Brasil, chegou a anunciar uma equipe reserva, mas acabou jogando com o time principal.

Ainda assim, entrou com o espírito de se preservar para a Copa do Brasil, onde pode vitoriar-se.

Notem que no Brasileirão o Santos não fede nem cheira, mas na Copa do Brasil pode vir a ganhar uma vaga para a Libertadores.

Mesmo assim, teve mais domínio de jogo do que o Internacional, que contou com a sorte de um lance inesperado: o equívoco do goleiro Aranha, ao pegar com as mãos a bola atrasada pelo zagueiro.

O Internacional precisava desta sorte. E teve-a.

Agora vamos para o Gre-Nal no fim de semana. Com a chance do Grêmio de vencer o clássico e assim passar à frente do Internacional com um ponto a mais na tabela.

Só que o Internacional é melhor do que o Grêmio no certame, tanto que venceu com alguma facilidade o primeiro Gre-Nal no turno.

Então, o Grêmio tem de fazer das tripas coração para vencer o Gre-Nal, é o compromisso mais solene que o Tricolor terá neste campeonato.

É tudo ou nada. É vai ou racha. O Grêmio tem, portanto, várias motivações para vencer: a primeira é que faz tempo, muito tempo, que o Grêmio não vence o Inter.

A segunda é que o Grêmio, vencendo o Gre-Nal, pode desbancar o Inter de sua posição privilegiada no G-4.

E a terceira é que, se vencer, o Grêmio é que verá abrir-se o horizonte para quem sabe disputar a Libertadores do ano que vem.

Será assim um Gre-Nal importantíssimo, embora o favorito seja o Internacional.

Mas dizem os antigos, entre eles eu, que em Gre-Nal não há favorito, é uma bola chutada no travessão, um goleiro que resolve fechar o gol, e temos então um Gre-Nal em que o favoritismo de um se esboroa muitas vezes num lance só.

Que Gre-Nal! Haja coração. Levem comprimidos para a Arena.


Que Gre-Nal!

Nenhum comentário: