segunda-feira, 2 de abril de 2012



02 de abril de 2012 | N° 17027
PAULO SANT’ANA


O leão e o elefante

Nunca entendi como podem classificar o leão como “rei dos animais”, se o elefante é muito maior e mais forte do que o leão.

Não entendi até que assisti a um documentário filmado sobre vida animal em que se travou uma luta entre um leão e um elefante.

Foi a luta do século. Inicialmente, o leão procurava atacar as patas do elefante, é lógico, a parte que estava ao seu alcance.

O elefante desferia potentes patadas no leão. Se o atingissem, o leão sofreria um nocaute mortífero.

O leão se esquivou agilmente das patadas do elefante. E corria ao redor do elefante, evitando sua tromba.

Em dado momento, só aí percebi que o leão tinha uma meta fixa: ir para cima do elefante. É bom que se frise que o leão pesa em média 250 quilos, enquanto que o elefante tem várias toneladas.

Foi então que o leão conseguiu, no documentário notável a que assisti na televisão, ir para cima do elefante, com o auxílio de suas garras, que cravavam no couro do elefante e o arremessavam para o lombo do paquiderme.

Meio que à vontade na garupa do elefante, o leão dirigiu-se para o cachaço do elefante, o pescoço, a nuca.

E calmamente o leão começou a cavoucar com seus dentes e presas o couro do elefante. Foi abrindo caminho no cachaço do elefante, que esperneava, já antevendo sua derrota, até que, depois de uns 10 minutos, atingiu sei lá que veia transcendental do elefante que fez o gigante cambalear, em seguida tombar e logo a seguir sucumbir.

O elefante serviu a seguir de banquete para o bando de leões que assistiam expectantes ao combate.

Foi uma ocasião rara, pois, como se sabe, entre os leões as caçadoras são as fêmeas. O leão vive dormindo e as leoas saem para caçar.

Os leões machos só servem para proteger as leoas e os filhotes dos ataques de outras feras ou até mesmo de outros leões.

O leão é o dono da casa, a leoa é a empregada doméstica.

Quando as leoas apanham em bando uma presa, uma gazela, uma zebra, um javali, os filhotes vão acordar o leão para que ele participe do banquete e, não raro, o leão leva na partilha a parte do leão, como se diz.

Leões são como os cães, vivem em torno de 10 a 14 anos, só atingem 20 anos no cativeiro.

Em liberdade, vivem menos por causa das sequelas de suas lutas contra outros leões, que os vão depauperando.

Quanto às relações entre leões e elefantes, convém dizer que espertamente os leões costumam atacar filhotes de elefantes desgarrados, que se tornam assim presas fáceis.

Já, no entanto, evitam os elefantes adultos por temerem a força de sua tromba e o vigor de suas patadas.

O documentário a que assisti tratou-se de uma luta não frequente entre leões e elefantes. As duas espécies se respeitam reverencialmente na selva.

E há também registros de vitórias de elefantes sobre leões em alguns enfrentamentos.

Principalmente se mais de um elefante enfrenta um só leão.

Nenhum comentário: