quinta-feira, 23 de setembro de 2010



Primavera começa com temporais

Frente fria vinda do Paraguai que estacionou sobre o Rio Grande do Sul causou destruição em diferentes regiões do Estado

Começa com tempo instável a estação marcada pelo clima ameno. A previsão para hoje é de chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais em pontos isolados. É o reflexo de uma frente fria que veio do Paraguai e estacionou sobre o Rio Grande do Sul nos três últimos dias.

São 72 horas de prejuízos no Estado. As regiões Noroeste e Missões foram as mais afetadas, com danos registrados em Ijuí, Panambi e Santo Ângelo. No Vale do Rio Pardo, o temporal danificou lavouras de tabaco.

Em Santo Ângelo, a força do vento derrubou quatro postes de energia elétrica no bairro Cristal, que ficaram presos nas grades das residências. As rajadas destelharam parcialmente 13 casas, e os bombeiros tiveram de ajudar a colocar lonas nos telhados das residências.

Não há registro de feridos. Desde a noite de segunda-feira até o meio-dia de ontem, choveu 123 milímetros na cidade, o que representa 68% da média do mês.

Além da chuva e do vento, houve queda de granizo na noite de terça-feira em parte da área central. As pedras não provocaram estragos. A mesma situação foi verificada em São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Porto Xavier e Roque Gonzales.

Em Panambi, na propriedade da família Trentini, onde vivem cinco pessoas, quatro vacas leiteiras morreram em decorrência de um raio, por volta das 7h de ontem. Daniela Trentini, 27 anos, calcula que a perda com cada um dos animais é de R$ 7 mil. Duas delas estavam prenhas.

– Mas se contabilizarmos que elas rendiam 50 litros de leite por dia cada uma, o prejuízo beira os R$ 50 mil – lamenta.

O Rio Fiúza está dois metros acima do nível normal, saiu do leito e está prestes a atingir casas nos bairros Fátima e Wolgien. A Defesa Civil monitora 10 famílias, que poderão ser retiradas de suas casas caso o rio continue subindo.

Em Ijuí, choveu entre terça e ontem mais do que a média histórica de setembro, que é de 167 mm. Segundo a Cooperativa Agropecuária & Industrial (Cotrijuí), em 24h foram 185 mm. O posto de Estratégia da Saúde da Família do bairro Pindorama, ontem, amanheceu alagado, e as consultas tiveram de ser reagendadas.

Força do vento arrancou telhados

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu 40 comunicados de estragos provocados por granizo nas lavouras de fumo. As áreas mais atingidas foram localidades de Venâncio Aires. Também há registros de prejuízos em Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Cachoeira do Sul.

Em Colinas, no Vale do Taquari, quatro casas ficaram parcialmente danificadas pelo temporal que atingiu o município na madrugada de ontem. Em uma das residências no Centro, parte do telhado chegou a ser arrancado pela força do vento. Algumas árvores também tombaram com a ventania.

Ontem à noite, a RGE tinha cerca de 10 mil unidades consumidores sem energia, concentrados na Região Metropolitana, nas Missões e no Noroeste.

Ainda que com todas essas noticias ruins nesse início, que possamos ter uma primavera linda, já que continua sendo a mais bonita de todas as estações.

Nenhum comentário: