terça-feira, 21 de setembro de 2010



21 de setembro de 2010 | N° 16465
PAULO SANT’ANA


Elogio a Kroeff

Como foi feliz a direção gremista em contratar Renato Portaluppi!

E olhem que experiências anteriores em Grêmio e Inter, contratando treinadores que foram grandes jogadores no passado, redundaram em fracasso total, como foi o caso de Figueroa no Inter, e outros.

Acertou em cheio a direção gremista. E o momento em que escolheu e contratou Renato era delicadíssimo, o que poderia confundir as mentes dos dirigentes gremistas. Eles acertaram na mosca.

Tinha razão o Carlos Fehlberg, gremista e vascaíno, que me pedia insistentemente lá de Florianópolis que eu recomendasse a contratação de Renato.

Está aí o time de Renato com 14 pontos ganhos nos últimos 21 disputados.

Está aí o Grêmio, que desde a sua fundação, acredito, não ganhava duas partidas seguidas fora de casa, batendo o Corinthians em São Paulo e o Avaí em Florianópolis, duas fora sem tirar de dentro, quem diria, Grêmio amado, tu que esses dias, poucos dias, estavas firme na zona de rebaixamento.

Esta direção atual do Grêmio desenvolveu esforços heroicos para manter o goleiro Victor, recontratando-o. Esta direção do Grêmio evitou que Jonas fosse embora, depois de um ruído sério acontecido na relação com o jogador.

Esta direção do Grêmio merece este elogio exclusivo da minha coluna.

Se eu fosse rancoroso, não elogiava Duda Kroeff. Respondendo a uma crítica minha nos tempos duros de derrotas, Duda Kroeff atingiu-me com uma injúria nos microfones.

Mas eu tenho de ser justo e digno como jornalista, não devo ocupar-me com vinditas. Tenho certeza de que, ao ler este elogio apropriado que estou fazendo a ele, o presidente Duda Kroeff vai se arrepender amargamente de ter-me ofendido.

Por sinal, sobre a relação ora cordial, ora conflituosa com os presidentes do Grêmio, historicamente, eu estava presente numa solenidade em que discursava o deputado Paulo Odone, naquela ocasião também ex-presidente do Grêmio.

Paulo Odone, vendo-me na plateia, disse o seguinte no microfone: “Já que estás aqui, Paulo Sant’Ana, quero te dar um depoimento de quem já foi presidente do Grêmio, além de eu já ter exercido outros cargos em outras direções. O que quero te dizer, Sant’Ana, é que todo dirigente do Grêmio que senta na cadeira presidencial do clube sente por ti, por vezes ódio, e por vezes amor”.

Fiquei emocionado com esse discurso de Odone. E quero dizer que são esses exemplos que me trazem orgulho no jornalismo.

Se eu só elogiasse os dirigentes do Grêmio, seria um sabujo. Então, não raras vezes, os critico. Até porque os torcedores do Grêmio imploram a mim que os critique.

Mas, quando estou para elogiar pelo que de exitoso e profícuo eles realizam, então elogio e aí é que eles saboreiam a doçura inesquecível do meu elogio.

Por isso é que, tomado de vibração pelas últimas atuações do Grêmio, estou elogiando Duda Kroeff.

A mão que afaga é a mesma que apedreja. Hoje estou para afagar.

Porque aqueles dois gols do Jonas, o segundo com passe magistral de Douglas, amoleceram de euforia o meu coração.

Nenhum comentário: