segunda-feira, 20 de setembro de 2010



20 de setembro de 2010 | N° 16464
PAULO SANT’ANA


Passeio no parque

Não tenho certeza se esta frase é minha: “Os psiquiatras não acreditam em Deus porque têm medo da concorrência”.

Se não for minha esta frase, conste que a adotei, tão fadada ao brilhantismo ela foi construída.

Quando eu previ que Dilma Rousseff iria ser eleita, ela estava 16 pontos atrás nas pesquisas.

Previ porque calculei que o efeito Lula era tão intenso, que acabaria catapultando Dilma para a faixa presidencial, embora Dilma carregue méritos insofismáveis como organizadora de governos.

Algum leitor ou leitora inteligente deve ter intuído que, se Lula elegeria Dilma, fatalmente no mesmo dia Tarso Genro seria eleito governador.

O efeito Lula é arrasador.

E se adensa mais o compromisso de Tarso Genro: porque consta que ele assumirá um governo com as finanças ditas saneadas.

Yeda Crusius saneou as finanças, em caos há décadas, está pagando até mesmo os precatórios mais modestos e incluiu ou vai incluir 6 mil novos brigadianos.

Se Tarso confirmar os bons auspícios que obteve no Ministério da Justiça, com grande atenção, cuidado e ação com a segurança pública, teremos um ótimo governo.

Decidi ontem passear com meu cãozinho Kunga, da raça lhasa, escolhi o Parque Germânia, ao lado do Shopping Iguatemi, para apanhar um sol abundante que se derramava sobre a cidade.

O Parque Germânia é sem dúvida a grande praça da cidade, foi construído pela Goldsztein e entregue à prefeitura municipal para administrá-lo.

Uma típica realização público-privada. Eu desconfio muito das realizações público-privadas porque a parte pública costuma falhar com o tempo.

Pois bem, lá estávamos eu e meu Kunga a ingressar no Parque Germânia.

Na entrada, um cartaz que pedia que os frequentadores recolhessem os dejetos dos seus cães e conservassem os animais presos por uma guia.

Em menos de 30 segundos que havíamos eu e meu cão ingressado e já vieram em nossa direção dois enormes cães, soltos.

Fiquei aterrorizado, iam esmigalhar o meu cãozinho, pensei.

Felizmente, não aconteceu, mas tive de me incomodar com o dono dos cães grandes, um idiota que pensa que o parque é dele e pode soltar os seus cães onde bem entender.

Procurei durante 30 minutos um guarda municipal para fazer queixa de que eram inúmeros os cães soltos sem guia no parque.

Não havia, pasmem, qualquer guarda nos vários portões do notável parque.

Saí de lá frustrado, não consegui encontrar nenhum guarda, prefeito Fortunati, isto é uma lastimosa barbaridade.

Mas vale a pena visitar o Parque Germânia. Porque ele é inteiramente cercado, o que o preserva dos vândalos à noite e abrem-se seus portões durante o dia para a entrada livre do público.

É um monumento ecológico-urbano o Parque Germânia. Sob certo aspecto, cabe na idealização que fiz durante anos para um parque: cercado, gramado e arborizado.

E as gentes gozando de tudo isso lá dentro.

As gentes e os cães, mas estes últimos têm de ser presos a guias, senhor prefeito.

Parque sem policiamento é o mesmo que gafieira sem cerveja.

Nenhum comentário: